Parceria entre Aesp e PMCE capacita agentes para o Policiamento Turístico

26 de outubro de 2023 - 15:42 # # # # #

 

Dunas do Cumbuco, Caucaia, Litoral Oeste do Ceará. Sob sol intenso, com ventos fortes e veículos tracionados, quase 40 agentes de segurança do Estado estiveram, nesta quinta-feira (26), em um cenário paradisíaco. A atividade, porém, tinha zero diversão e 100% de dedicação.

O Curso de Policiamento Turístico se estende até a próxima terça-feira (31), de modo presencial, com objetivo de preparar policiais militares para condições ideais de segurança pública em regiões que compõem o perímetro de visitação de turistas no Ceará. O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), delegado Leonardo Barreto, explica que a formação é fundamental para o Estado. “É um curso com matriz curricular extensa. São instrutores, coordenadores e monitores qualificados. Esses agentes serão qualificados para a prestação de um serviço dentro do perímetro turístico do Ceará. São mais de 500 quilômetros de litoral, mais de 2 milhões de visitantes por ano”, exemplificou o gestor.

A aula desta quinta-feira (26), no Cumbuco, reuniu praças e oficiais da Polícia Militar do Estado do Ceará para a disciplina de Direção Off-Road. “Esse policiamento precisa de viaturas especiais. E é necessário ter conhecimentos e práticas para conduzir esses veículos. É o que está sendo passado hoje”, comentou o orientador da Célula de Práticas Educacionais da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), tenente-coronel PMCE Carlo. Um dos conteúdos transmitidos aos alunos foi o uso de guincho elétrico – um equipamento que permite o socorro e o autossocorro de veículos em solos complexos.

A formação havia sido iniciada no último dia 2, com cronograma de 160 horas/aula, em modalidade presencial. As disciplinas incluem Atendimento Pré-Hospitalar, Noções de Proteção Ambiental e Sistema Rodoviário do Estado do Ceará, entre outras. O subcomandante do Batalhão de Policiamento Turístico, major Lutiane Rodrigues, ressalta também os conteúdos de língua estrangeira. “Nós, alunos, temos aulas de bom relacionamento com turista, noções de língua inglesa e de espanhol, direção defensiva off road. Esse policiamento cobre de Icapuí a Jeri. Com esse curso, sim, vamos capacitar e aprimorar o trabalho”, adianta o oficial.

Para o encerramento do curso, segundo a matriz curricular, haverá um seminário sobre Identificação de Passaportes, entre outros conteúdos. A formação foi promovida por meio de uma parceria entre a Aesp e a PMCE.