Aesp qualifica policiais militares para o atendimento a turistas

4 de novembro de 2021 - 15:00 # # # # # #

 

 

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) iniciou nesta quinta-feira (04), mais uma turma do Curso de Policiamento de Turismo (CPTur), que objetiva capacitar os profissionais de segurança pública para atuarem no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), reforçando as ações de policiamento ostensivo em locais e pontos turísticos do estado do Ceará, e assim, garantir uma maior segurança e apoio aos turistas que visitam nosso Estado.

O diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade, destaca que “O policiamento turístico acaba sendo a visão que o turista vai ter em relação aos cearenses e a nossa polícia, pois muitas vezes é o seu primeiro contato, seja para resolver alguma situação, ou apenas fornecer algum apoio ou informação. Por isso é importante que os senhores aproveitem ao máximo essa oportunidade de se aperfeiçoar, para que consigam exercer cada vez mais, com eficiência suas missões e proporcionar benefícios a sociedade”, concluiu.

A qualificação possui uma carga-horária de 160 horas e contempla em seu conteúdo programático, disciplinas teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar; noções de teoria geral do turismo; relações interpessoais e humanas; proteção ambiental; inglês e espanhol aplicado ao serviço policial; sistema rodoviário do Ceará; diversidade étnico-social e cultural; identificação de passaportes; situação jurídica do estrangeiro no Brasil; direção off-road, entre outros conhecimentos que irão auxiliar no atendimento aos turistas.

Para o aluno soldado PM Hugo Martins Teles de Souza essa capacitação irá refletir no serviço policial oferecido. “Ótima fonte de aprendizado para o aperfeiçoamento do serviço de policiamento turístico. Todos ganham, o policial adquirindo mais conhecimento e a sociedade ganha profissionais de segurança mais qualificados”, finaliza o discente.

Ao todo, vinte e cinco (25) policiais militares participam desta capacitação, que segue até o dia 30 de novembro.

BPTur

Há nove anos atuando no policiamento ostensivo e preventivo voltado ao turista, em toda a orla marítima e em pontos turísticos do Ceará, o BPTur surgiu para suprir uma demanda específica de policiamento de prevenção de incidentes envolvendo os nossos visitantes, bem como, para atender de forma mais eficaz e eficiente todas as ocorrências envolvendo moradores dessas regiões.

O batalhão conta com um efetivo de 625 policiais militares distribuídos entre funções administrativas e policiamento operacional em quatro modalidades: rondas a pé, ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e por meio de veículos 4×4.