Diretor-geral e coordenador da Aesp recebem honraria nos 97 anos da Casa Militar

16 de outubro de 2023 - 16:24 # # #

O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), delegado Leonardo Barreto, e o coordenador acadêmico, Túlio Oliveira, foram homenageados, nesta segunda-feira (16), pela Casa Militar do Governo do Estado do Ceará. Durante a solenidade que celebrou os 97 anos da pasta, em Fortaleza, os gestores foram agraciados com a Medalha José Moreira da Rocha.

A medalha foi instituída em 2005 como condecoração da Casa Militar para destacar pessoas e/ou entidades civis, militares e policiais militares que comprovadamente tenham colaborado de forma expressiva para o desenvolvimento das atividades próprias do órgão. A honraria é entregue sempre no dia 16 de outubro, data de aniversário da Casa Militar, criada em 1926 por José Moreira da Rocha.

O ato de entrega foi promovido no Palácio da Abolição. O governador Elmano de Freitas lembrou que, na esfera pública, é necessário tomar decisões que podem provocar discordâncias e contrariar interesses, o que torna necessário o trabalho de homens e mulheres da Casa Militar no sentido de proteger e dar tranquilidade às autoridades legitimamente eleitas e construídas. “Agradeço ao trabalho de vossas senhoras, agradeço pelo que fazem de maneira profissional, discreta, corajosa e fiel à sua missão. Penso que são fundamentais, para quem integra a Casa Militar, a coragem, a fidelidade, o profissionalismo, o comprometimento, a discrição… O dia de hoje é de parabenizar essa instituição que, daqui a pouco, fará 100 anos de existência”, celebrou Elmano.

Já o chefe da Casa Militar, tenente-coronel PMCE Alexsandro Fernandes, lembrou que o órgão é um dos mais tradicionais do Brasil no modelo e reforçou o caráter protetivo citado pelo governador. “Esse é um momento de festa para cada um de seus componentes. Neste momento, comemoramos mais um ano de vida desta instituição. E nós sabemos que para uma instituição, seja pública ou privada, alcançar essa marca é difícil. É possível apenas depois de anos de dedicação e serviço prestado, neste caso, ao povo do Estado do Ceará. Quando a Casa Militar serve ao governador, à vice-governadora, ao presidente do Tribunal de Justiça, ao presidente da Assembleia Legislativa, ao Procurador-Geral de Justiça e a outras autoridades, nós estamos – na realidade – servindo ao povo do Estado do Ceará, ao propiciarmos a essas autoridades a tranquilidade necessária para que possam conduzir bem o Estado do Ceará, para que possam se preocupar com problemas que são verdadeiramente importantes para o nosso povo”, completou o oficial.

Delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Leonardo Barreto lembrou que a Academia oferece – em parceria com a Casa Militar – formação continuada aos agentes de segurança por meio do Curso de Segurança de Autoridade Governamental (CSAG). Essa qualificação permite que os servidores desempenhem suas funções com excelência e eficiência. “É um trabalho que tem impacto direto e positivo na vida de todos os cearenses. Não existe governo sem governante. E não existe governante sem condições de governança. Ao proteger um governador ou qualquer outra autoridade presente na figura do Estado com tripartição de poder, o agente de segurança contribue de forma significativa e decisiva para a manutenção da democracia e dos valores constitucionais”, exemplificou.

Servidor da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Túlio Oliveira enfatizou que esse reconhecimento evidencia a direção correta. “É um grande prestígio para um servidor público receber a Medalha José Moreira da Rocha. É como uma prova de que estamos no caminho certo, buscando servir ao público, buscando qualidade, buscando excelência para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, na área de perícia, e agora na Aesp/, no apoio educacional e acadêmico a todas as vinculadas”, manifestou o homenageado.

Além de Leonardo e Túlio, receberam a honraria a primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, Jade Romero, vice-governadora e secretária das mulheres; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; o delegado-geral da PC-CE, Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Claudio Barreto; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Flavio Holanda. Outras autoridades civis e militares também foram agraciadas.

Histórico

A Casa Militar do Governo do Estado do Ceará foi criada em 16 de outubro de 1926, por meio da Lei nº 2.419. No ano seguinte, a então Casa Militar da Presidência passou a atuar com três oficiais do Regimento Policial. Um deles assumiu a função de ajudante de ordens e os outros comandavam a Guarda do Palácio.

Em 8 de novembro de 1962, a instituição passou a ter a denominação de Casa Militar do Governo, por meio da Lei nº 6.085, e foi vinculada diretamente ao Poder Executivo. Entre as missões destinadas à instituição, estão garantir e zelar a integridade dos titulares do Poder Executivo e de seus familiares, além de autoridades e dignitários em visita oficial ao Estado do Ceará.