Academia e CBMCE capacitam militares para prevenção e combate a incêndios florestais

9 de outubro de 2023 - 16:59 # # # # #

 

Os alunos do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF) participaram de uma instrução, nesta segunda-feira (9), no Parque do Cocó, em Fortaleza. A turma tem 14 militares, do Ceará e de outros estados, em processo de capacitação pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Essa formação começou em 2 de setembro e segue até 7 de novembro. De acordo com o programa, o curso é uma ação educacional de natureza técnico-operacional desenvolvida para habilitar, de modo prioritário, recursos humanos na atuação de prevenção e combate aos incêndios florestais.

O cronograma estabelece uma carga de 400 horas/aula, permitindo aumentar o conhecimento dos militares no desenvolvimento de ações de prevenção aos incêndios florestais através de palestras, entrevistas, e orientação às comunidades, além do emprego de conhecimentos e materiais para o efetivo combate e controle dos incêndios florestais, mobilização de recursos humanos e materiais para o controle dos focos de incêndio; domínio de técnicas de combate aos incêndios florestais e emprego dos recursos materiais necessários à extinção do fogo nas áreas de vegetação, entre outros pontos.

O coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, visitou o curso e acompanhou a instrução no Cocó. Para ele, esse tipo de formação tem como principal beneficiada a sociedade. “Não é o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará que ganha com esse curso. É claro que é extremamente positivo para nós ter bombeiros com essa qualificação, faz toda a diferença no dia a dia, eleva o nível. Mas, de fato, é a população que tem a ganhar. Esses homens não trabalham para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Esses homens trabalham para o povo cearense, para a preservação das florestas, para a prevenção de incêndios florestais. E esse é um trabalho de extremo valor”, explicou.

De acordo com o coordenador do curso, capitão BMCE Sócrates Souza, esse aprimoramento fortalece o trabalho em equipe, a interação positiva com integrantes de outros órgãos e o culto à ética profissional, a exemplo de diversos fatores importantes. Na terça-feira, por exemplo, após um briefing junto com o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, os alunos devem participar de atividade na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Curso tem bombeiros de outros estados e um policial
O curso tem 11 bombeiros militares do Ceará e dois colegas de outros estados – um do Rio Grande do Norte e um da Paraíba – da Região Nordeste. Há ainda um sargento da Polícia Militar do Estado do Ceará.