Aesp forma quarta turma de operadores de suporte médico

1 de setembro de 2023 - 16:30 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) formou, nesta sexta-feira (11), a quarta turma do Curso de Formação de Operadores de Suporte Médico (CFOSM). O treinamento habilita a formação de profissionais de Saúde para o desempenho da função de operador de suporte médico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), conforme estabelece o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº. 90, referente às operações especiais de aviação pública.

Ao todo, seis médicos e seis enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) concluíram a capacitação. A qualificação teve uma carga-horária de 192 horas/aula e contou com aulas teóricas e práticas de noções de meteorologia e geografia; equipamentos de emergência e sobrevivência; salvamento aquático e terrestre; segurança de voo, navegação aérea em condições de emergência; operações em alturas; entre outros importantes conteúdos que auxiliarão os profissionais de saúde no transporte de pacientes em aeronaves.

Formando do curso e orador da turma, o enfermeiro e soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) Leônidas Costa ressaltou os desafios vivenciados na qualificação e a importância do serviço aéreo desenvolvido pela Ciopaer. “Sem dúvida, o curso é muito técnico, bastante ralado, bastante doído, principalmente para quem vem da área da saúde, que acaba não tendo essa atividade física como rotina. Nós tivemos a experiência de trocar experiências com outros profissionais, que já trabalham na área, para entender um pouco do que é o serviço aeromédico, qual é o tipo de paciente que pode ser atendido por essa experiência, qual o tipo de paciente pode ser transportado na aeronave, pois nem todo o paciente vai poder ir de aeronave. Então, é um universo muito específico. E, às vezes, quando você está só na vivência da UPA, só na vivência do SAMU, você acaba não tendo essa ideia, essa amplitude. Foi uma das coisas que vão agregar em minha carreira: essa experiência de saber qual o tipo de paciente clínico que eu posso levar, qual paciente de trauma que eu posso levar nessa aeronave”, pontuou o discente.

De acordo com o coordenador de Ensino e Instrução da Aesp, coronel PM Evandro Queiros de Assunção, sempre que uma turma conclui um curso, a Academia cumpre com sua finalidade. “Ver uma turma como essa se formando é sempre motivo de muita alegria. Nós, que convivemos na academia, com a formação dos profissionais de segurança pública, vemos a dificuldade que é concluir um curso. E vemos também a dificuldade que é coordenar um curso. Mas um momento como esse aqui é sempre rico, mostra que a academia tem a sua finalidade. Nós estamos aqui para servir. Senão, essa casa não teria por que existir. Nós temos a missão de servir á sociedade. Confiem sempre na academia, a academia estará sempre de portas abertas para ajudar no que for possível”, concluiu o oficial.

Estiveram presentes à solenidade o coordenador de Ensino e Instrução da Aesp, coronel PM Evandro Queiroz de Assunção; o coordenador da Ciopaer, coronel aviador da Força Aérea do Brasileira (FAB) Darley Oliveira de Sousa; e o médico e coordenador técnico do Serviço Aeromédico do Samu Ceará, Leonardo Augusto Torres.