Efetivo da Aesp passa por treinamento de tiro policial defensivo
25 de abril de 2023 - 15:31 #Aesp/CE #capacitação #CBMCE #formação aesp #Integração #PCCE #PMCE #Segurança
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), por meio da Célula de Práticas Educacionais (Ceprae), iniciou, nesta terça-feira (25), treinamento de Tiro Policial Defensivo para policiais civis, policiais militares e bombeiros militares, lotados na Aesp. O efetivo do Batalhão de Segurança Patrimonial (BSP/PMCE), que atua na segurança orgânica da Academia, também participa desta capacitação.
As instruções são ministradas pela equipe do Núcleo de Armamento e Tiro (Nuat) da Aesp e acontecem até a próxima quinta-feira (27), em um estande de tiro, no município de Eusébio.
Segundo o supervisor do Nuat, inspetor de Polícia Civil, James Viana, o efetivo da Academia foi dividido em 3 turmas e cada uma terá 8 horas/aula de treinamento, com o intuito de padronizar e atualizar os conhecimentos de armamento e tiro dos profissionais.
“A dinâmica será mais voltada para a parte da sobrevivência policial, com exercícios que simulam confrontos e práticas de tiro dinâmicas, como o tiro abrigado, tiro em deslocamento, mas sempre focado na segurança, visando o operador voltar vivo para casa. O principal objetivo é aperfeiçoar a qualidade do tiro do operador!”, explicou James Viana.
O diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula ressalta a importância desta qualificação. “Esses policiais estão exercendo atividades administrativas na Aesp, no âmbito da formação, mas a qualquer momento podem ser empregados no trabalho operacional. Na verdade, eles continuam atuando na rua, são convocados para serviços extraordinários, para reforço em operações, então é importante que nosso efetivo esteja bem treinado e preparado tanto para levar segurança à sociedade cearense, como também para repassar conhecimentos para os nossos alunos”, destacou De Paula.
Dandara Ramos, que é soldado da Polícia Militar, lotada na Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Aesp, participou da primeira turma do treinamento e avaliou positivamente a iniciativa. “A gente tem que estar em condições para a nossa função fim, quanto policial militar, mas também para gente poder se resguardar e ter domínio do equipamento que está à nossa disposição, então foi muito feliz a iniciativa e eu tenho certeza que vem para fortalecer policiais que estão à disposição da Academia”, pontuou a militar.
A capacitação integra uma série de ações de qualificação e reconhecimento profissional promovidas pela nova gestão.