“População LGBTQIAPN+ no Ceará” é tema de palestra na Aesp

11 de abril de 2023 - 16:53 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta terça-feira (11), a palestra “Conhecer para respeitar: Quem é a população LGBTQIAPN+ no Ceará”, ministrada pela secretária executiva do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Silvinha Cavalleire.

A palestrante, que é travesti, feminista e militante reconhecida pela sua ativa participação na construção da política para as mulheres e a população LGBTQIAPN+ no Estado, foi uma das responsáveis pela conquista do direito ao uso do nome social na comunidade acadêmica, e também na carteirinha de estudante de Fortaleza e explicou de forma bem didática conceitos como identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual e sexo biológico, além de falar sobre as principais leis de garantias de direitos e proteção à violência contra a comunidade LGBTQIAPN+.

Para Silvinha discutir esta temática nas instituições é essencial para que a população seja atendida em toda a sua pluralidade.

“Nós precisamos reconhecer que nós vivemos em um país diverso, em um país com uma população plural, em que as pessoas têm suas especificidades e as especificidades da população LGBTQIAPN+, perpassam algo que é inegociável que é o respeito, mas que não há como conquistar esse respeito sem compreender quem são essas pessoas e cada segmento. Então essa é uma oportunidade ímpar que a Aesp tem hoje e que eu espero que seja um divisor de águas para que a população, aqui desta academia, possa se aprofundar cada vez mais no tema e servir cada vez melhor nossa população LGBTQIAPN+ no Ceará”, pontuou Silvinha Cavalleire.

Presente na plateia, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, destacou a importância do evento.

“Nós acreditamos que o combate ao preconceito e a violência contra a população LGBTQIAPN+ começa com o conhecimento, com o debate do tema, e a Aesp, como uma instituição de ensino e formação, tem como missão repassar esse conhecimento tanto para o nosso público interno, para os nossos colaboradores, como também para nosso público externo, que são professores e alunos, e dessa forma esse conhecimento ultrapassará os muros da Aesp e chegará na sociedade cearense, que será atendida por profissionais de segurança pública mais conscientes do seu papel”, pontuou De Paula.

Renato Leite de Figueiredo, que é escrivão da Polícia Civil, lotado na Célula de Ensino Civil e Integrado da Aesp, parabenizou a iniciativa e ressaltou a relevância da temática para a segurança pública.

“O respeito, ele perpassa pelo conhecimento. A partir do momento que a gente conhece um pouco mais sobre as peculiaridades da população LGBTQIAPN+ passamos a entender as suas diferenças para poder respeitá-los cada vez mais… Então, seguindo a máxima e o lema dessa Academia que é: A excelência na segurança pública começa aqui!, nós temos que respeitar, aprender a usar as terminologias corretas, fazer com que as pessoas dessa população se sintam acolhidas, nessa casa de saber e fazer com que toda a população LGBTQIAPN+ tenham, os seus direitos e prerrogativas respeitados aqui na Academia Estadual Segurança Pública, e para fazer valer essas garantias, perpassa por um corpo docente e um corpo de funcionários e servidores capacitados a lidar com essa temática”, pontuou o policial civil.

O evento faz parte da política de valorização e capacitação profissional proposta pela nova gestão da vinculada e contou com a participação de policiais civis e militares, bombeiros militares e colaboradores civis, que atuam na Aesp.