1º Workshop da Pefoce reúne peritos, policiais, defensores, promotores e juízes em Fortaleza

29 de novembro de 2022 - 15:15 #

Cerca de 250 profissionais entre peritos, policiais civis e militares, juízes, defensores e promotores públicos participaram da abertura do I Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) na manhã desta terça-feira (29). O evento, que conta com o apoio da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), teve na solenidade de abertura as participações do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; do perito geral da Pefoce, Júlio César Nogueira Torres; do diretor de gestão planejamento interno da Aesp, delegado Nartan Andrade e do comandante geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), coronel Márcio Oliveira.

“Todos sabem da força da prova pericial, o quanto ela contribui para uma investigação eficiente e para que os trabalhos do Ministério Público e do Judiciário estejam muito bem embasados. E, quando falamos em provas, é preciso ressaltar a importância de uma Polícia e de uma Perícia Civil atuantes e fortes. Ainda temos muito o que avançar, mas reconhecemos que o ex-governador Camilo Santana e a governadora Izolda Cela aumentaram, em 50%, o número de integrantes da Pefoce com o último concurso”, frisou o secretário Sandro Caron.

O I Workshop da Pefoce, que acontece até a próxima quinta-feira, 1º de dezembro, tem como enfoque o aprimoramento das habilidades técnico-científicas de auxiliares de perícia, peritos criminais, médicos peritos legistas e peritos legistas e a promoção do intercâmbio de conhecimento entre os diversos componentes da Persecução Penal. “A ideia é que tenhamos um debate acalorado, com uma intensa troca de informações e de experiências”, cita o objetivo-chave do workshop o perito geral, Júlio César Nogueira Torres.

“Além de servidores da Perícia Forense, teremos a participação de integrantes de todos os componentes da Persecução Penal, incluindo membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Poder Judiciário”, frisa. Também enriquecem o debate: peritos criminais, médicos peritos legistas, delegados da Polícia Civil, policiais militares do Ceará e também dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará.

Participações

De olho no intercâmbio de conhecimento, o perito criminal do Núcleo Sertões de Inhamuns, Victor Ribeiro, aposta no evento como uma ferramenta importante para servir melhor a população do Estado. “O aprendizado que teremos com essa troca, melhora o nosso trabalho no interior do Estado, porque assim podemos ficar sabendo como aperfeiçoar o nosso trabalho diário e quais resultados se espera que alcancemos”, frisa o perito criminal.

Já a delegada Tatiane de Barros Macedo, da Central de Procedimentos Digitais, disse querer dar o máximo de si para participar do maior número de palestras e mesas redondas do I Workshop da Pefoce. “É sempre importante que Forças de Segurança se integrem, quanto mais troca de informações e conhecimento, mais todos saem ganhando”, aposta.

Reforço do quadro técnico

De 2016 para cá, a Pefoce mais que dobrou seu quadro de servidores com a posse de 128 servidores naquele ano e mais 212 em março deste ano, saindo de 303 profissionais para os atuais 611. Com o aumento de servidores, a Pefoce amplia serviços que corroboram com o combate à criminalidade, como a identificação balística e a perícia contábil, que visa asfixiar financeiramente as organizações criminosas.

“Para que se tenha investigação de qualidade precisamos ter uma Polícia Civil bem estruturada, treinada e capacitada. E precisamos também da Perícia Forense, que é a polícia científica. Ela é quem produz a prova científica, técnica e o laudo pericial, que, na maioria das vezes, leva à condenação. Só teremos resultados concretos se o sistema funcionar”, pontua o secretário Sandro Caron.

Serviço

1º Workshop da Perícia Forense
Público alvo: Servidores da Pefoce, policiais civis, demais forças de segurança, Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário.
Data: 29 de novembro a 1º de dezembro de 2022.
Horário: 8h às 18h
Endereço: Av. Vicente de Castro, 1355 – Cais do Porto, Fortaleza – CE