Aesp inicia treinamento de Tiro Policial Defensivo II para os alunos do Curso de Formação de Soldados PM

27 de outubro de 2022 - 15:26 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, esta semana, a disciplina de Tiro Policial Defensivo II para os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará.

O treinamento, que tem 36 horas/aula, acontece em um estande de tiro no município de Eusébio e vem para complementar e aprofundar os conhecimentos repassados durante a disciplina de Tiro Policial Defensivo I, ministrada nos meses de julho e agosto, com carga-horária de 54 horas/aula.

Nessa primeira etapa os alunos, em sua maioria, tiveram o seu primeiro contato com as armas de fogo e foram instruídos sobre o correto manuseio e uso, de acordo com as técnicas pregadas pelas principais correntes acadêmicas atuais. Já no Tiro Policial Defensivo II os alunos têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos e aprender novas técnicas.

Segundo o supervisor do Núcleo de Tiro da Aesp, Inspetor de Polícia Civil James Viana, a disciplina de Tiro Policial Defensivo II foi incluída este ano na matriz curricular do CFSDPM e destaca que o investimento do Governo do Estado no aumento de horas/aula, na capacitação dos novos policiais, influencia de forma significativa na melhor atuação policial no serviço à sociedade.

“A utilização de armas longas, tais como, Carabinas e Escopetas calibre 12, é mais trabalhada nessa segunda etapa e os alunos realizam treinos com disparos desse tipo de armas, o que não ocorre no Tiro Defensivo I, sendo esta a primeira turma de alunos Soldados da Polícia Militar a ter a prática de disparos com esse tipo de armamento em sua formação inicial”, pontua James Viana.

O conteúdo programático da disciplina II prevê ainda práticas de tiro simulando confrontos em cenários de baixa luminosidade e situações de Sobrevivência Urbana.

“Os alunos têm instruções de saque velado e sobrevivência policial, técnicas de grande importância, pois, diversos estudos apontam que a maior parte da morte de policiais ocorre em momentos de folga. Esse fato pode se dar, em parte, pelo fato de os policiais em sua formação inicial receberem instruções de como agir no ambiente operacional, quando em serviço, mas não saírem preparados para agir em situações que podem ocorrer no seu dia a dia, em momentos que precisam reagir rapidamente e nos quais não contam com apoio ou cobertura”, explicou o supervisor do NUAT.

As instruções de Tiro Policial Defensivo II serão ministradas em todos os pelotões do CFSD e tem previsão de término em dezembro.

Novos policiais

O Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará está em andamento desde junho. Cerca de 2.400 candidatos aprovados no último certame participam da capacitação.

**Fotos enviadas pela equipe de instrução