Alunos-soldados participam de treinamento de Direção Veicular na Aesp

14 de outubro de 2022 - 16:40 # # # # # #

 

Os alunos-soldados, em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), participam esta semana de treinamento prático de Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar.

A disciplina, que tem como objetivo consolidar normas e padrões a serem adotados no desenvolvimento das ações de patrulhamento ostensivo geral e demais atividades operacionais, faz parte da Matriz Curricular do Curso de Formação de Soldados desde 2010, mas este ano teve sua carga horária aumentada para 54 horas/aulas, sendo 42 horas teóricas e 12 horas de treinamento prático.

Segundo o orientador da Célula de Práticas Educacionais da Aesp, tenente-coronel PM Carlo Rômulo Matos Barreto, os pelotões lotados em Fortaleza e região metropolitana participam do treinamento prático no Autódromo Internacional Virgílio Távora, localizado no Eusébio, já os pelotões lotados em cidades do interior treinam em pistas localizadas nos próprios municípios.

O oficial explica que antes de assumirem o volante da viatura, nas aulas práticas, os alunos-soldados passaram por aulas teóricas da disciplina e também participaram do Curso para Condutores de Veículos de Emergência, capacitação de 50 horas/ aula, prevista pela Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran e promovida pela Aesp na modalidade de ensino a distância.

“Na disciplina de direção veicular aplicada à atividade policial militar, o condutor além de ter a teoria da condução de veículo de emergência específica para conduzir viatura, ele também vai ter a prática de direção, que vai trabalhar no aluno – futuro motorista policial – a capacidade de reagir em tempo hábil e com segurança as situações de risco que a condução de veículo de emergência exige. Uma condução mais apurada onde ele deve ter uma capacidade de decisão e reação diferenciada e mais rápida do que um condutor de veículos comuns”, ressaltou o tenente-coronel Carlo Barreto.

Entre os conhecimentos previstos na ementa disciplina estão conceito do Código de Trânsito Brasileiro; conceitos de Condução Operacional; definição e classes de erros; Infrações de Trânsito; Vícios de direção que deverão ser evitados, além das responsabilidades do condutor de viatura policial e outros conhecimentos importantes para garantir uma condução segura e eficiente para a composição e os cidadãos.

“A gente tem sempre que  preservar a vida e se em uma perseguição policial a vida de algum transeunte ou da composição estiver em risco, a prioridade é preservar vidas… Algumas prerrogativas são dadas pelo Código de Trânsito ao condutor de emergência, por exemplo livre parada e circulação, contudo devemos sempre observar as normas de segurança”, pontuou o tenente-coronel Carlo Barreto.

A aluna-soldado Cíntia Aparecida Almeida, do 40º Pelotão, avaliou positivamente o treinamento. “Recebemos as instruções primeiro em sala de aula, onde os instrutores passaram todo o conhecimento teórico e explicaram os exercícios que seriam feitos, explicaram as técnicas que a gente deve utilizar na pegada do volante, a questão do ajuste do banco, a importância do cinto de segurança de todos os membros que estão na composição, e é muito importante o uso dessas técnicas para evitar acidentes”, pontuou Cíntia.