Bombeiros militares participam do 1° Curso de Condutor e Operador de Veículo de Incêndio do Estado do Ceará

3 de junho de 2022 - 11:38 # # # # # #

 

Trinta e um bombeiros militares do Estado do Ceará participam da 1ª turma do Curso de Condutor e Operador de Veículo de Incêndio (CCOVI), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

A capacitação, pioneira no Estado, tem uma carga-horária de 80 horas/aulas e visa especializar o quadro de motoristas, além de formar novos condutores e operadores de veículos operacionais de viaturas de combate a incêndio, como Auto Bomba Tanque (ABT) e Auto Escada Mecânica (AEM).

As instruções iniciaram, nessa quarta-feira (01), no Quartel Central do CBMCE, sede da 1ª Cia do 1° BBM, localizado no Bairro Jacarecanga – Áreas Integradas de Segurança 4 (AIS 4).

Após a aplicação da primeira aula teórica, os alunos já tiveram a oportunidade de realizar um simulado colocando em prática todo o aprendizado repassado pelo tenente Almeida Filho, instrutor da disciplina de Estabelecimento e Sinalização de Viatura em Local de Ocorrência.

“É de fundamental importância para capacitar os novos condutores de ABT e AEM no que concerne a segurança no local da ocorrência e eficiência no desenvolvimento das atividades durante o teatro de operações, pois um bom estabelecimento da viatura no local de ocorrência previne acidentes e proporciona uma eficiência no trabalho de equipe”, pontuou Almeida Filho.

De acordo com o Plano de ação Educacional do curso, o treinamento contempla ainda disciplinas de Procedimentos básicos para funcionamento do ABT e AEM; Operação da bomba de combate ao incêndio; Situações de pane e emergências na AEM; Abastecimento em mananciais e sistema pião; Sinalização, estabelecimento de viatura e local de ocorrência; Operação de ABT em conjunto a Auto Escada Mecânica; Prática na condução do ABT e AEM; Estabilização e patolamento da Auto Escada Mecânica; Operações de resgate e salvamento com AEM, e Avaliação primária e avaliação secundária de APH, dentre outros assuntos.

A qualificação tem previsão de término em 14 de junho e contempla bombeiros militares dos quartéis de Fortaleza; Maracanaú; Horizonte; Crateús; Itapipoca; Canindé; Quixadá; Iguatu e Guaramiranga.

Fotos: Ascom CBMCE