Aprovados no concurso da Polícia Civil passam por treinamento prático de tiro

13 de maio de 2022 - 16:42 # # # # # #

Com o intuito de preparar os futuros inspetores e escrivães do Estado a portar arma de fogo e promover a segurança do povo cearense, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realiza durante todo o mês de maio treinamento prático de tiro defensivo para os aprovados no concurso da Polícia Civil do Ceará.

De acordo com o supervisor do Núcleo de Tiro da Aesp, Inspetor de Polícia Civil James Viana, antes da prática no estande de tiro, os alunos passaram por instrução de armamento, equipamento e munição, em sala de aula, momento em que foram apresentados os conceitos, classificações e características das principais armas de fogo e munições utilizados, atualmente, pelas forças de segurança do Estado.

“Na disciplina de armas e munições, nós utilizamos todo o acervo de que a Polícia Civil dispõe. Entre as armas disponibilizadas pelo Departamento Técnico Operacional – DTO da PCCE estão as pistolas Sig Sauer e as pistolas Taurus, espingardas calibre 12, como a Benelli M3, que é um novo armamento que a Secretaria adquiriu, e o RF 15, que é um fuzil calibre 5,56. As disciplinas de Técnicas Operacionais e APH-Tático também foram fundamentais, porque quando os alunos chegaram ao estande de tiro, eles chegaram mais preparados, tendo uma visão mais aproximada de como é a atividade policial e suas especificidades. Isso propiciou um melhor aproveitamento na Disciplina de Tiro Policial já que foram massificados os fundamentos, e desta forma tivemos um ganho substancial na qualidade do tiro”, pontuou James Viana

O treinamento é ministrado por experientes instrutores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/PCCE); do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio); da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS) e de outras especializadas da Polícia Civil e Polícia Militar. Além de instrutores da Secretaria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e das policiais femininas “Atenas”.

Durante as instruções práticas da disciplina de tiro policial defensivo, que tem uma carga-horária de 54 horas/aula, cada aluno realiza 250 disparos de calibre .40 e participam de diversas oficinas.

“O objetivo é preparar os novos policiais civis para a realidade das delegacias, dos departamentos, para as circunstâncias que ele poderá encontrar no seu dia-a-dia, e utilizar essa ferramenta das pistolas, das armas de fogo, a seu favor”, ressaltou o IPC James.

Thais Galdino é aluna do grupo 05 do curso de formação de inspetores e revelou suas impressões e expectativas em relação ao treinamento promovido pela Academia.

“A experiência do tiro está sendo bastante inovadora, pois a maioria dos alunos nunca pegou em uma arma e está sendo uma evolução gradativa. E a expectativa é trabalhar principalmente na área investigativa com os grupos vulneráveis, trabalhar essa questão da humanização, da sensibilidade que o policial civil precisa e ser também operacional, porque ser policial civil é isso: Trabalhar interna e externamente com todos os públicos e servir bem a população!”, declarou a futura policial.

Novos policiais

O Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Inspetor e Escrivão da Polícia Civil está em andamento desde março e conta com 728 horas/aula, sendo 602 na modalidade presencial e 126 EaD. Cerca de 500 candidatos aprovados no último certame participam da capacitação.