Curso de Operações Especiais passa por treinamento de mergulho autônomo

22 de fevereiro de 2022 - 12:05 # #

A terceira edição do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Ceará, e ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública, está na quarta semana de atividades e 20 policiais continuam perseverando no objetivo de se tornarem Caveiras.

Vencida a fase rústica – etapa que tem como característica principal, uma elevada exigência física e mental do candidato, através das disciplinas que trabalham a adaptação do operador a ambientes hostis – os alunos agora estão na fase técnica, com instruções de Salvamento Marítimo, Salvamento em Altura, Mergulho livre e Autônomo, que são ministradas pelos mergulhadores do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo Bombeiros Militar do Ceará.

“Nesta nova etapa temos a mesma intensidade físico e mental, só que agora com as exigências de avaliações técnicas, próprias de um “Operações Especiais”, pois o aluno precisa executar missões de altíssima complexidade”, explicou o coordenador do Coesp/2022, major PM Paulo Cezar dos Santos Junior.

Nessa segunda-feira (21), as instruções ocorreram no parque aquático da Aesp, com aula teórica sobre história do mergulho no Brasil e no mundo; fisiologia do mergulho e orientações sobre montagem e manutenção do equipamento; seguido de aula prática de mergulho autônomo.

“A prática agora vai ser um passeio embaixo d’água, respirando a cinco metros de profundidade, falamos a importância de saber o seu tempo de fundo, a durabilidade do cilindro e agora nós iremos fazer um teste, por fim agora um teste com ele de calma e tranquilidade, a qual iremos ver o grau de tranquilidade dos alunos como também iremos fazer algumas perguntas lá embaixo a qual eles vão ter que ter noção da resposta através de sinais”, detalhou o instrutor da disciplina tenente-coronel BM Daniel Oliveira Landim.

O Coesp/2022 iniciou no último dia 28, com um grupo de 45 profissionais de segurança pública de diversas corporações e tem previsão de término em maio.