Curso de Operações Especiais da PM passa por instrução prática de condução operacional na praia

12 de maio de 2022 - 16:37 # # # #

 

Os alunos do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Ceará participaram, nesta quinta-feira (12), de instrução prática de condução operacional de viaturas na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia.

De acordo com o orientador da Célula de Práticas Educacionais da Aesp e instrutor da disciplina, tenente-coronel PM Carlo Rômulo Barreto, os alunos caveiras passaram por instruções de como conduzir viaturas equipada com tração nas 4 rodas em terrenos inóspitos.

“Hoje foi área de dunas, mangues com passagem molhada. A intenção foi preparar o operador para chegar em locais de difícil acesso para cumprir a missão, preservando vidas e o equipamento”, explicou o tenente-coronel PM Carlo.

Na oportunidade, os alunos utilizaram todas as combinações de marcha da viatura; controle de tração; assistente de descida; tração 4×4 com o uso da reduzida; calibragem ideal dos pneus para cada tipo de terreno e utilização de equipamentos para se caso o veículo fique “atolado” ou impossibilitado de sair do terreno, seja retirado com a ajuda dos policiais, como pás, cintas, cordas, anilhas, calibradores de pneu e outros.

Na próxima semana será ministrado o módulo Direção Evasiva, com manobras de alto risco.

Sobre o Coesp

O Curso de Operações Especiais (Coesp) é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e visa formar profissionais de segurança pública para missões de alta complexidade e habilitar policiais para compor o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Ceará.

O treinamento iniciou em janeiro com 45 alunos e atualmente, 15 policiais continuam no curso em busca de se tornarem “Caveiras”.