Servidores da segurança pública participam da 2ª edição do curso de Balística Forense na Pefoce

12 de novembro de 2021 - 12:41 # # # # #

Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizam a segunda edição do curso “Tópicos de Comparação Balística, Perícias e Segurança em Mecanismos de Arma de Fogo”. A instrução teve início na última segunda-feira (8) e se encerra na sexta-feira (12), com carga horária de 40 horas. Assim como na primeira edição, 25 novos servidores da segurança pública e da administração penitenciária estão sendo capacitados.

Prática sobre os mecanismos, manutenção, montagem, desmontagem e segurança das principais armas de fogo; orientações para compreensão dos laudos balísticos; entender as coletas de padrões em microcomparador balístico e procedimentos operacionais para coleta de projéteis em locais de crime são alguns dos principais tópicos abordados no curso.

Além das instruções técnicas de Balística Forense, o curso oportuniza o diálogo e a integração de peritos criminais e auxiliares de perícia da Pefoce, delegados e inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), policiais militares da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Para os professores Andreázio Andrade e Robson Breno, a capacitação está sendo um momento para solidificar conhecimentos técnicos em Balística Forense, com ênfase em microcomparação balística, desmontagem, montagem e manutenção de armas de fogo, contribuindo dessa forma para uma maior eficiência na elucidação de crimes, além de permitir aos servidores o manuseio das armas com maior precisão e segurança, por meio da compreensão do funcionamento de mecanismos.

Conhecimento vital

O instrutor, sargento PMCE Raniere Alves, atua no Comando Logístico da PMCE, na Célula de Material Bélico, e possui 25 anos de experiência com armas de fogo. Para ele, possuir conhecimentos a mais sobre armamentos é vital para o profissional de segurança pública. “Esse curso é de suma importância e temos a intenção de propor para as próximas edições o incremento de sua carga horária e da quantidade de marcas e modelos de armas a serem trabalhadas. Quanto mais aumentarmos o leque de conhecimento dos nossos alunos, maior será o retorno para nossas instituições e para a sociedade”, explica o instrutor.

Capacitação

Para atualizar conhecimentos e repassar novas técnicas e táticas de atuação aos profissionais de segurança pública do Estado, a Célula de Formação Continuada da Aesp/CE promove regularmente diversos cursos que contemplam tanto a área operacional como a administrativa das corporações, além de cursos de pós-graduação e outros voltados para a ascensão profissional, ou seja, que os habilitam à promoção.