Médicos e enfermeiros são capacitados para atuação na Ciopaer

4 de outubro de 2021 - 15:56 # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (04), mais uma turma do Curso de Formação de Operador de Suporte Médico.

A aula inaugural foi ministrada pelo médico Michael Moreira Cruz Gonçalves Santana e contou com a presença do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antonio Clairton Alves de Abreu; do coordenador da Ciopaer, coronel aviador Darley Oliveira de Sousa e da diretora-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), enfermeira Eliana Cristina Silva de Lima.

Esta é a terceira edição do curso promovido no Estado, e visa a formação de médicos e enfermeiros para o desempenho da função de operador de suporte médico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), conforme preceitua o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.

Ao todo, 27 profissionais participam da capacitação, sendo dezessete médicos e dez enfermeiros. Para ingressar no curso, eles foram submetidos a um rigoroso processo seletivo que incluiu a apresentação de exames médicos, teste de aptidão física e teste de proficiência em Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

“De 98 inscritos, nós temos 27 alunos iniciando o curso, que tem a duração de quatro semanas e os alunos vão ter instruções que vão desde teoria de vôo, segurança de vôo, educação física até medicina aeroespacial, além de salvamento em altura, salvamento aquático, salvamento terrestre… Eles vão ter uma noção básica de como que é a operação da aeronave, do transporte aeromédico, e no resgate de pessoas feridas”, explicou o coordenador do curso, major PM Cleriston de Oliveira, que também é piloto da Ciopaer e oficial de segurança de vôo do Esquadrão.

De acordo com o Plano de Ação Educacional, o curso vai até o dia 31 de outubro e contemplará disciplinas de táticas específicas de operação em alturas, de salvamento aquático, de salvamento terrestre; noções básicas de teoria de voo e navegação aérea e noções de meteorologia e geografia, dentre outros importantes componentes curriculares.

Atendimento aeromédico na Ciopaer 

A Ciopaer está presente nos quatro cantos do Estado, com a sua base principal em Fortaleza, e também nas cidades de Quixadá, Juazeiro do Norte e Sobral.

As missões aeromédicas, que são desenvolvidas pela unidade aérea, acontecem por meio de uma parceria entre as secretarias da Segurança e da Saúde. Para isso, a Ciopaer dispõe de duas aeronaves com UTIs embarcadas e outros dois modelos H135, embarcados com equipamentos portáteis/móveis e conta com um quadro de 9 médicos e 11 enfermeiros.