Alunos do CFP BM participam de simulação de local de crime e sinistro

2 de setembro de 2021 - 16:36 # # # # # #

 

O Corpo de Bombeiros Militar é um dos braços do Estado que, juntamente com a Polícia Militar oferece o primeiro atendimento em diversos tipos de ocorrência, incluindo os locais de crime. Nesse sentido, é fundamental a integração dos órgãos de segurança pública, bem como, a conscientização dos profissionais envolvidos a fim de preservar as provas e todo o cenário da ocorrência. Pensando nisso, os alunos da terceira turma do Curso de Formação Profissional para a carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar (CFPCPBM), que estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) receberam nesta quinta-feira (02) instruções práticas sobre Isolamento e Preservação do Local do Crime e Sinistro.

Durante a atividade foi montado um cenário, onde os alunos simularam o recebimento de uma denúncia, a chegada no local de crime com uma vítima ao chão de barriga para baixo, munições deflagradas, uma cadeira tombada, uma mesa contendo alguns objetos com vestígios e impressões digitais. Na ocasião foi feito todo o isolamento do local e a identificação dos vestígios e evidências, que se tornarão provas periciais em um processo criminal para a identificação do autor do delito.

De acordo com o professor da disciplina, o perito criminal Fernando Viana, lotado no Núcleo de Perícias e Engenharia da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) a instrução teve o intuito de repassar os métodos, as tecnologias e os cuidados que os agentes de segurança pública devem ter, ao chegar a um local de crime. “A gente sabe que os vestígios falam muito e infelizmente ainda tem uma concepção errônea em nível de Brasil, de não preservar esses locais de crime. E o objetivo é esse, fundamentar os agentes primeiramente para que eles possam entender o que é um vestígio, qual a importância desse vestígio e qual a finalidade para o perito criminal”.

Ainda segundo o instrutor o fundamento principal dessa disciplina é orientar ao agente como ele deve proceder ao chegar e se deparar com esse tipo de situação “Primeiro eles vão analisar o local de uma forma geral, tentar mexer o mínimo possível, de preferência não mexer, apenas visualizar. Se configurando um ato ou essa suspeição de ação delituosa, comunicar imediatamente à autoridade policial competente e essa sim irá acionar a perícia para que possa investigar e fazer os levantamentos dos vestígios no local”, conclui o perito.

Durante as 18 horas/aulas da disciplina são abordados assuntos relativos à preservação e exames de local de crime; cadeia de custódia; código de processo penal; procedimentos padrões; obstáculos à preservação e classificação do local de crime; corpo de delito; aspectos técnicos e periciais de locais de crime contra a pessoa; vestígio verdadeiros ilusórios e forjados; evidências, indícios  e exame de local de crime, entre outros assuntos, que irá auxiliar quais medidas o futuro bombeiro militar devem tomar e se portar, para que a investigação possa fluir.