Trinta policias concluem Curso de Policiamento Turístico promovido pela Aesp

30 de julho de 2021 - 17:13 # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) formou, nesta sexta-feira (30), mais uma turma do Curso de Policiamento Turístico (CPTur), habilitando 30 policiais para ingresso no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará.

Para encerrar a capacitação, que teve uma carga horária de 160 horas/aula, a Aesp convidou o agente da Polícia Federal, Antônio Witalo Santos Assunção, para palestrar para os alunos. O policial, que é responsável pelo Núcleo de Polícia Aeroportuária, em Fortaleza, falou sobre controle migratório, os procedimentos realizados pela PF no aeroporto; expedição e controle de documentos de viagem e outras informações importantes para o agente que lida com turistas estrangeiros.

“Nosso objetivo aqui no curso foi passar algumas informações para que o policial militar que atua diretamente com o turista possa identificar no passaporte do viajante dados fundamentais para ver principalmente se ele está com os dados em dias, se ele está com o documento válido e trazer também informações sobre o controle migratório no Aeroporto de Fortaleza, onde a gente faz um filtro e uma fiscalização rigorosa daqueles estrangeiros que vem para o Ceará… Além de conscientizar os policiais militares que fazem o seu trabalho de patrulhamento turístico que ele precisa ser atento e discreto”, pontuou o APF Witalo.

O treinamento teve duração de 4 semanas e contou com disciplinas teóricas e práticas abordando temas como atendimento pré-hospitalar; noções de teoria geral do turismo; relações interpessoais e humanas; proteção ambiental; inglês e espanhol aplicado ao serviço policial; sistema rodoviário do Ceará; diversidade étnico-social e cultural; identificação de passaportes; situação jurídica do estrangeiro no Brasil e direção off-road.

Concludente do CPTur 2021 e orador da turma, o 1º sargento PM Francisco Henrique Moreira Ramos destacou a importância da capacitação. “Saímos daqui melhorados, aprimorados e assim com um nível pessoal e profissional que será facilmente percebido por todos que precisarem dos serviços desses profissionais que ora concluem com louvor esse excelente curso. A partir de agora temos a responsabilidade e humildade de atender bem esse público, que busca lazer com segurança, e que tem grande importância econômica para nosso estado trazendo divisas que cooperam com o engrandecimento da nossa economia”, ressaltou o policial.

A solenidade de encerramento do curso contou com a presença do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do comando do Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Ceará, coronel PM Luiz Martins Monte Pereira e do comandante do BPTur e coordenador do curso, tenente-coronel PM Roberto Rodrigues Lima.