Bombeiros militares passam por treinamento de combate a incêndio urbano

13 de julho de 2021 - 11:02 # # # # #

 

Estabelecer protocolos padronizados e práticas planejadas de combate a incêndio em edificações verticais são alguns dos fatores que garantem o sucesso e a eficácia das tomadas de decisões no cenário operacional do Corpo de Bombeiros Militar, e para que estes procedimentos sejam aplicados de forma precisa e segura, os 24 alunos do Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU) – Turma 1, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), participam de aulas práticas de passagem de porta e ventilação hidráulica.

A capacitação, que tem 100 horas/aula, é ministrada por uma equipe profissionais experientes em debelar incêndios urbanos, e aborda assuntos que trabalham a dinâmica do incêndio; combate defensivo; equipamentos de proteção de combate a incêndio; técnicas auxiliares no combate a incêndio; busca e salvamento em incêndios; estratégia e tática no combate a incêndio, simulados com exercícios de fogo real e em edificações verticais, dentre outros assuntos que qualificam o bombeiro no emprego de técnicas de combate a incêndio ofensivo.

“Com o advento do curso ocorreu uma mudança de paradigma na forma de atuação nos incêndios estruturais atendidos pelo CBMCE. Após o curso, os bombeiros militares aprenderam a se comportar de maneira mais técnica no combate à fumaça e às chamas, pois seus EPIs permitem tal proximidade com mais segurança, menos danos estruturais e com bastante economia de água. Estamos nos tornando referência nesse curso no Nordeste!”, explicou o coordenador e Comandante do Comando de Bombeiro da Capital, tenente coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues.

Durante as atividades realizadas no quartel da 1ª Cia/3ºBBM de Sobral, ocorreram simulações de defesa em dupla diante da passagem de um fogo localizado a um fogo generalizado (flashover) e abordagens de ambiente com passagem de porta. Na ocasião, antes de entrarem no local do sinistro, eles analisaram o grau de evolução do fogo dentro do compartimento, levando em conta a cor da fumaça, as condições físicas da porta e a oleosidade nos vidros da janela.

Na ocasião, antes de entrar no local, os alunos também puderam colocar em prática as técnicas de proteção de pulsos, a fim de avançar de forma segura, sem serem surpreendidos pelos vários fenômenos extremos ocasionados pelo fogo. As instruções seguem até a próxima sexta-feira (16).

Fotos: Equipe de instrução do CBCIU – Turma 1