Inaugurado novo laboratório de informática e ambulatório da Aesp

29 de junho de 2021 - 13:40 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) conta com um novo laboratório de informática e um ambulatório. A inauguração dos novos espaços aconteceu na manhã desta terça-feira (29), com a presença do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron.

Laboratório

O laboratório é composto por 40 computadores equipados com processador Intel Core I5, Intel Dual, Band Wireless-AC, Windows 10 Pro e Monitores de 21,5″, em um ambiente moderno e que proporcionará mais conforto aos usuários.

Segundo o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, a atualização do laboratório de informática já era uma demanda antiga da instituição e chega para acompanhar as mudanças ocasionadas pela pandemia no cenário educacional.

“Neste momento de pandemia, em razão da suspensão das aulas presenciais por um período, nós tivemos que nos adequar com novos formatos, como o de aulas remotas e na modalidade EaD. Então, nós conseguimos um investimento via Fundo de Defesa Social do Estado do Ceará (FDS) para reformular o nosso laboratório de informática e adquirimos quarenta novos computadores. São máquinas atuais, recentes, de boa capacidade operacional, e que irão permitir que o nosso público discente tenha acesso com mais qualidade às aulas por meio do formato de aulas síncronas ou no formato EaD”, pontuou Clairton.

O local, que será utilizado para atender as demandas dos cursos de formação profissional, educação continuada, pós-graduação e do ensino a distância, proporcionará aos alunos acesso a todos os programas presentes na matriz curricular das qualificações, bem como, às plataformas utilizadas na carreira policial, como por exemplo, o Sistema de Informações Policiais (SIP3W).

Os primeiros alunos a desfrutarem do novo laboratório serão os 47 discentes do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3), que iniciarão ainda esta semana a disciplina de Sistemas Informatizados e Prática Cartorária.

Sandro Caron ressaltou a importância dos novos espaços. “Sempre que citamos a segurança pública destacamos os grandes investimentos feitos pelo governo do estado do Ceará, em equipamentos, em viatura, em armamentos, em tecnologia, mas também os investimentos naquilo que é mais importante para o sucesso da segurança pública, que é o investimento nos homens e mulheres que estão no dia-a-dia nas ruas, vestindo o uniforme das instituições, trabalhando para a defesa da sociedade e quando falamos na importância dos homens e mulheres da segurança pública sempre destaco que nós temos que ter profissionais bem selecionados, capacitados, valorizados e motivados. E aí então, pelo menos em dois dos quatro itens que aqui citei, a Aesp tem atuação fundamental, importantíssima, e esse laboratório será mais um importante instrumento nas capacitações e quero destacar também a importância do ambulatório que reforça a nossa linha de pensamento, que sempre é importante investir em equipamentos, em tecnologia, mas o mais importante é investir em cuidar das pessoas”, declarou o gestor da SSPDS.

Ambulatório

Localizado no térreo da Aesp, o ambulatório comporta uma sala de espera e uma sala para atendimento médico equipada com materiais de primeiros socorros, prancha de resgate, cadeira de rodas, e funcionará como um complemento ao atendimento de primeiros socorros e transporte de pacientes, que já é oferecido pela Academia, por meio, de sua ambulância equipada com desfibrilador externo automático (DEA) e da equipe de socorristas do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará.

“Hoje, a gente vem tirar do papel um sonho que já idealizávamos há tempos que é o nosso setor de saúde aqui da Academia. O nosso corpo de aluno por vezes se submete à atividades práticas, atividades físicas, e é importante que a gente tenha um suporte de saúde avançado para que em qualquer necessidade a gente possa dar o atendimento necessário, inclusive sexta-feira agora nós concluímos um curso de operações em atendimento pré-hospitalar que foi concluído por 30 servidores, incluindo bombeiros, policiais e servidores da Aesp, exatamente para dar suporte nessa atividade diária da nossa ambulância, juntamente com os socorristas do BSU, como também nas nossas atividades diárias com os alunos”, pontuou o diretor-geral da Aesp, coronel Clairton.

As atividades do ambulatório serão supervisionadas pelo médico oncologista e médico perito legista, Victor Hugo Medeiros de Alencar, que atualmente está lotado na Célula de pós-graduação da Aesp.

Após o desenlace simbólico das fitas, que inaugurou oficialmente os espaços, os gestores da SSPDS e Aesp, acompanhados dos funcionários da Academia conferiram as novas instalações e seus equipamentos.