Alunos do Curso de Formação de delegados participam de Instruções de Planejamento e Técnicas Operacionais na Aesp

18 de junho de 2021 - 16:32 # # # #

 

A prática de ações padronizadas e planejadas são alguns dos fatores que garantem o sucesso e eficácia das operações policiais, e para que estes procedimentos sejam aplicados de forma precisa e segura, os 47 alunos do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3), em capacitação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), participam de aulas de Planejamento e Técnicas Operacionais.

A disciplina, de 36 horas/ aula, é ministrada por experientes policiais civis especialistas em Planejamento e em Operações de alta Complexidade e aborda assuntos que trabalham as características e planejamento das técnicas operacionais policiais; ação policial de risco; procedimentos na abordagem; revistas e buscas; técnicas de algemação; tipos de conduções e deslocamentos e técnicas de entradas em recintos fechados, dentre outros.

“Dentro dessa disciplina eles veem o básico da atividade policial no que diz respeito à questão operacional. Abordagem, um pouco de manuseio de armas, técnicas individuais relativas à postura policial… O objetivo é repassar noções básicas para que, diante das situações que eles vão vivenciar, saibam como proceder”, explicou o delegado da Polícia Civil Alceu Viana, diretor adjunto do Departamento de Policia Judiciária da Capital, que também é instrutor do grupo 3.

Durante a manhã, desta sexta-feira (18), os alunos simularam situações de abordagem a suspeitos. As instruções desta disciplina seguem até julho.

Sobre o curso de formação
O Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3 – Decisão judicial) iniciou no dia 03 de maio e tem previsão de término em agosto próximo.

A matriz curricular prevê uma carga horária de 720 horas/aula e conta com disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, como por exemplo: mediação de conflitos, direitos humanos, direito penal, defesa pessoal; ética e cidadania; criminologia, análise criminal; polícia comunitária; investigação policial, e tiro policial defensivo, entre outras disciplinas que preparam o aluno para exercerem suas funções na rotina policial.