Atuação policial junto aos Grupos Vulneráveis é tema de seminário no Curso de Delegados

7 de maio de 2021 - 16:09 # # # # #

Os alunos do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe (Turma 3 – Decisão judicial), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), participaram, nesta sexta-feira (07), de seminário sobre a Atuação policial junto aos Grupos Vulneráveis.

A atividade, que foi ministrada pela diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da Polícia Civil (DPGV), delegada Rena Gomes, faz parte da matriz curricular do curso e visa apresentar estratégias para o atendimento eficiente e de qualidade aos grupos de pessoas mais suscetíveis a violação de seus direitos.

“Aqui, nosso objetivo maior é apresentar a estrutura que a Polícia Civil tem na proteção aos grupos vulneráveis, e dar algumas informações para que o colega quando estiver na sua atuação profissional ele tenha o protagonismo de proteção a essas vítimas”, destacou Rena.

Durante o seminário, a delegada também apresentou estudos de casos, abordando situações que ocorrem de forma rotineira envolvendo os diversos grupos e destacou a importância desta pauta ser discutida desde o início da formação.

“Nós estimamos que a cada 10 ocorrência, no mínimo 3 ou 4 seja inerente ao grupo de vulneráveis, então é importante que eles já saiam da Aesp,  com essa visão diferenciada sobre o que eles irão encontrar nas suas delegacias e principalmente, a sensibilização e o olhar diferenciado para o atendimento dessas ocorrências. Então, estamos discutindo aqui mudanças de perfis, novas lentes, não só de gênero mas, para ocorrência de investigação de feminicídio, de violência contra a mulher, de violência contra a criança e o adolescente, de violência contra a população LGBTQIA+, para que a gente possa realmente otimizar o atendimento a nossa sociedade, aos grupos vulneráveis”, explicou Rena.

Formação Humanizada na Aesp

A disciplina de “Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis” já faz parte da matriz curricular do Curso de Habilitação a Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CHO PM/BM), mas a temática também é abordada de forma multidisciplinar em atividades como fóruns, seminários, e na disciplina de Direitos Humanos em diversos outros cursos.

Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da Polícia Civil (DPGV)

O DPGV é o departamento operacional da Polícia Civil voltado para o atendimento de vítimas mais vulneráveis. São vinculadas a este departamento as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), a Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD) e a Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre).