SSPDS realiza programação especial em alusão ao Novembro Azul

20 de novembro de 2020 - 10:34 # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), está realizando durante todo o mês de novembro, diversas atividades em alusão ao Novembro Azul, mês este, que faz referência ao combate e a prevenção ao câncer de próstata. A campanha especial relacionada à temática.

Com objetivo principal de conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de próstata, a ação também conta com objetivos paralelos, como atenção à necessidade dos cuidados com a saúde em geral dos servidores. Tendo em vista que, historicamente, os homens tendem a procurar menos os serviços de saúde quando comparado com as mulheres. Esse tipo de comportamento se torna prejudicial, por conta que o paciente não consegue identificar a doença na fase inicial, prejudicando seu tratamento.

Entre o ciclo de ações desenvolvidas, profissionais da Abips iniciaram uma série de visitas às sedes das vinculadas da SSPDS, sendo a primeira à sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Ainda no mês de novembro, a sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Coordenadoria Integrada de Operações de Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS também serão palco dessas visitas.

“É de extrema importância a realização desses encontros, uma vez que, a maior parte dos nossos servidores são do gênero masculino, o que nos indica ainda mais o reforço com os cuidados no que diz respeito à saúde masculina”, explica a gestora da Abips, a psicóloga Bruna Gadelha Gomes.

Ação Solidária

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da SSPDS também realiza uma programação especial. Durante o mês de novembro, está sendo realizada uma campanha de doação de itens de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, condicionador, desodorante, fraldas descartáveis, entre outros. Todo o material arrecadado durante a campanha será doado na sede do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO). Serão beneficiados homens que lutam contra o câncer. Ainda dentro da programação, nesta sexta-feira (20), a SSPDS disponibilizará cortes de cabelo masculinos, na sala da Cogep.