Aesp inicia segunda turma dos cursos de especialização para segurança pública

31 de janeiro de 2020 - 16:35 # # # # # # #

 

Os cursos de especialização possuem a duração de oito meses e têm foco na formação de gestores em segurança pública

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta sexta-feira (31), a segunda turma do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp) e do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp), ambos direcionados aos profissionais em atividade nos órgãos vinculados a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Nesta edição, 51 alunos participam dos cursos, incluindo policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais da Perícia Forense do Ceará, além de policiais militares do estado do Maranhão.

As formações têm o intuito habilitar os profissionais das diferentes áreas, para exercerem funções em nível de comando, chefia, coordenação e assessoria das instituições ligadas ao sistema de segurança pública, produzir conhecimentos voltados para a gestão estratégica e institucional, bem como cumprir uma etapa legal para os militares que buscam a ascensão funcional.

A aula magna, que marcou o início das atividades acadêmicas, foi ministrada pela professora doutora Germana Parente Neiva Belchior. Na ocasião, alunos, professores e demais profissionais do sistema de segurança pública puderam discutir sobre pesquisas no serviço público, bem como, identificar os cuidados necessários na condução do processo de inovação nesse segmento.

Para Germana, que é coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), ideias inovadoras são necessárias para dar resposta às demandas da sociedade e para a modernização da gestão pública. “É possível fazer diferente a segurança pública e pensar fora da caixa. A pesquisa com certeza é o caminho para refletir e reforçar o nosso papel como agente público. Esse é o momento para que sejam desenvolvidas pesquisas e trabalhos que, de fato, ressignifiquem e contribuam com a segurança pública”, pontuou a professora.

O diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, destaca a importância desses cursos para o fortalecimento da segurança pública no Ceará. “Com essas capacitações os nossos profissionais vão estar ainda mais preparados para encarar os desafios na área da gestão pública e na área das estratégias de políticas públicas, podendo aprimorar ainda mais o trabalho de cada uma das vinculadas. Além do aspecto da possibilidade de ascensão funcional dentro das corporações. Estamos abrindo um leque de novos caminhos e rumos para as instituições a partir do estudo aprofundado e dos temas mais relevantes que tratam das questões da segurança pública”, destacou Juarez.

Sobre os Cursos

O Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp) tem uma carga horária de 443 horas/aula e equivale, para todos os fins, ao Curso Superior de Segurança pública (CSSP) e viabilizará a atualização e ampliação dos conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos oficiais superiores das corporações militares estaduais para que estes ascendam ao posto de coronel.

Já o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) possui 440 horas/aula e corresponde para os militares, ao antigo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Combatentes, proporcionando aos capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os saberes necessários para a futura promoção ao posto de major.

O quadro de docentes dos cursos é formado exclusivamente por professores especialistas, mestres e doutores, e conta com disciplinas de metodologia do trabalho científico; direitos fundamentais e normas internacionais de direitos humanos; conjuntura econômica nacional e internacional; temas geopolíticos; sistemas de auditoria e controle, além de seminários, palestras e outros conhecimentos específicos de cada área de atuação.

A colação de grau da primeira turma dos cursos de especialização lato sensu aconteceu em outubro de 2019 e concedeu o título de especialista para 58 profissionais de segurança pública, incluindo policiais civis e militares, bombeiros militares e servidores da Pefoce.