Servidores da Pefoce participam de Curso de Tiro Tático promovido pela Aesp

22 de novembro de 2019 - 16:50 # # #

Para aprimorar as habilidades e tornar os servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) aptos a atuarem em situações que necessitem do uso de armamento, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/Ce), realizou o Curso de Tiro Tático com 22 servidores da Pefoce. O treinamento teve 24 horas/aulas e foi ministrado por profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da própria Pefoce.

Embora desenvolvam, essencialmente, uma atividade científica na busca pela prova material para a elaboração de laudos técnicos, os servidores da Pefoce compõem o quadro da segurança pública e atuam em operações, em locais de ocorrências e estão ligados às investigações e elucidações de crimes. Na formação inicial dos peritos e auxiliares de perícias, a Aesp os treina com fundamentos e princípios básicos de balística. Já no Curso de Tiro Tático, as habilidades de disparos com armas curtas foram aprimoradas e, principalmente, treinamento para evitarem situações de riscos e o contato adequado do uso do armamento.

Conforme a monitora do curso e auxiliar técnica da Pefoce, Valdeana Linard, a capacitação acrescenta muito para a atividade dos servidores da Pefoce tendo em vista a atuação investigativa dos peritos e auxiliares de perícia pode haver situação em que necessite o uso da força ostensiva para autodefesa dos servidores mesmo em meio a operação policial. “Direcionar e favorecer ao servidor a possibilidades de ter o contato adequado com a arma e saber se posicionar em situação de perigo é uma importante iniciativa da Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) e da Aesp”, explica Valdeana.

Os 22 servidores da Pefoce que participaram da formação são profissionais das quatro coordenadorias de atuação pericial da Pefoce lotados na: Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forense (Calf), Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) e Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB).

As aulas práticas possibilitaram treinamentos de diversos tipos, desde a montagem e desmontagem da arma, mira, postura para ao disparo e a percepção e ação para sanar eventuais panes nas munições e armas. Um dos servidores a realizar o curso, Renan Rodrigues, se mostrou bastante confiante após a formação, “Um curso de suma importância, pois podemos, através dele, nos aperfeiçoar na atividade e contribuir para a Segurança Pública, não só no aspecto científico, mas em uma eventual necessidade de defesa”, conta.

Capacitação

Os peritos da Pefoce ainda passam por outros tipos de cursos também promovidos pela Aesp. Curso de uso de drone, curso em DNA Forense e curso para ocorrência com uso de explosivos ocorrem simultaneamente e fazem parte da política de capacitação e aprimoramento dos servidores da Segurança Pública do Estado.