Profissionais de segurança pública participam de Curso de Procedimentos Técnicos para atuar em Ocorrência com Bombas e Explosivos

8 de novembro de 2019 - 12:13 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realiza até o próximo dia 29, a capacitação de vinte e nove agentes de segurança pública no Curso de Procedimentos Técnicos em Ocorrência Relacionados a Bombas e Explosivos. A turma é composta por 12 profissionais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce); nove policiais militares; cinco policiais civis; dois servidores da Aesp, e um agente da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A aula inaugural do curso aconteceu nessa quinta-feira (07) e foi ministrada pelo major da Polícia Militar do Ceará, Alkimar Sampaio de Sousa – oficial experiente na área – que palestrou sobre o “Panorama Nacional e Internacional envolvendo bombas e explosivos”, abordando principalmente a questão química, biológica e nuclear.

“Um dos principais objetivos desse curso é justamente padronizar procedimentos. Estamos aqui, policiais militares, policiais civis, peritos criminais, e a dinâmica do curso será conhecermos os procedimentos, os conceitos, para que quando nós chegarmos ao terreno para fazermos uma atuação diretamente na ocorrência, cada um saber o seu limite de competência e como interagir com os demais órgãos”, explicou Alkimar.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do curso, o treinamento tem uma carga horária de 64 horas/aula e prevê disciplinas que ensinam desde a padronização do atendimento, busca, identificação e manipulação envolvendo artefatos químicos.

Com os conhecimentos transmitidos através dos conteúdos abordados, objetiva-se a produção de laudos periciais cada vez mais técnicos e robustos, a fim de garantir uma investigação mais eficaz e resposta adequada à sociedade cearense. Além de proporcionar a integração entre as vinculadas.

Segundo a perita criminal Manuela Chaves Loureiro Candido, que também é coordenadora do curso, a ideia é promover o nivelamento e a padronização dos profissionais. Ela explica como será a dinâmica do treinamento. “A proposta do curso é dizer como funciona o explosivo, fazer a parte dos conceitos gerais, e depois passar para a parte de perícia nesse tipo de simulação. Todas as aulas teóricas do curso serão no auditório da Pefoce e teremos dois dias de prática em uma pedreira, onde a gente vai fazer as detonações e simulações de ocorrências”, pontuou Manuela.

O treinamento conta com instrutores especialistas na área de bombas, explosivos e perícia, incluindo profissionais do Esquadrão Antibomba da Polícia Militar do Ceará, profissionais da Pefoce, um perito do Paraná e um policial federal do Recife.