Aesp inicia capacitação de subtenentes para ingresso no oficialato

1 de novembro de 2019 - 16:19 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta sexta-feira (01), a capacitação de 54 subtenentes para o ingresso no quadro de oficiais administrativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

A aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO PM/BM) aconteceu nesta manhã, na sede da Aesp, e foi ministrada pelo subcomandante geral da PMCE, coronel Manuel Ozair Santos Junior que, falou sobre a importância do quadro de oficiais de administração para as corporações militares. Além de explicar sobre as Leis de efetivo, a estrutura organizacional das Instituições e as principais atribuições dos futuros oficiais.

“Os oficiais do quadro administrativo trabalham nos apoiando nas áreas de pessoal, financeira, logística, contratação pública, no abastecimento dos sistemas de administração policial militar e bombeiro militar, gestão de contratos e de convênios, ou seja, o apoio deles é fundamental para que as corporações possam dar condições de trabalho, tanto no policiamento ostensivo, como na atuação bombeirística”, pontuou coronel Ozair.

A capacitação é um dos requisitos necessários para a promoção dos subtenentes ao posto de segundo-tenente, e tem o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos militares, preparando-os para o desempenho de suas novas atribuições.

Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, o curso terá duração de 10 meses e uma carga horária de 1.630 horas/ aulas. Nesse período, os alunos receberão treinamento em período integral na Academia, acompanhando instruções sobre chefia e liderança; gestão orçamentária e financeira; gestão de projetos; elaboração e gerenciamento de contratos e convênios. Além de aulas práticas de defesa pessoal, tiro policial defensivo e outras disciplinas que abordam conhecimentos integrados, jurídicos, específicos e um cronograma de estágio supervisionado.

“O curso reúne saberes voltados para atividade administrativa e prepara nossos futuros oficiais do quadro administrativo para a gestão dos diversos setores das atividades meio da corporação. Depois que eles concluírem esse curso, estarão aptos a assumirem postos de gestão e de execução administrativa em todas as estruturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. É um momento especial porque é a partir dessa capacitação que eles tem a oportunidade de ascender funcionalmente”, destacou Juarez Júnior.

Para a subtenente PM Neiva Gama, a oportunidade de participar do Curso de Habilitação de Oficiais e de ascensão profissional, por meio desta qualificação, significa a concretização da carreira e um reconhecimento pelo trabalho dedicado ao povo cearense nos últimos 24 anos, desde que ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1995.

“Todo militar que entrou como praça aguarda a chegada desse momento. Todos que estão entrando nesse curso, já são excelentes profissionais e demonstraram isso ao longo do tempo, e o nosso compromisso nesse momento é de aprender mais, para sairmos daqui melhores ainda, com mais informações e com uma bagagem que vai nos ajudar no restante da nossa caminhada, para melhor servir a sociedade”, declarou a futura oficial.

Desde 2016, quando o governador Camilo Santana sancionou a lei especialmente para esta categoria, é garantida aos subtenentes a possibilidade de ingresso na carreira de oficial. Para isso, é necessário que eles tenham atingido 20 anos de corporação e pelo menos cinco anos como subtenentes.