Aesp forma nova turma de servidores da segurança pública em curso de identificação veicular

11 de outubro de 2019 - 14:10 # # # #

Servidores dos órgãos de segurança lotados na Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), concluíram, na última quarta-feira (9), o curso de Identificação Veicular. A formação dada a 19 servidores das três vinculadas foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). O curso foi ministrado e coordenado por peritos criminais do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Pefoce.

O treinamento de Identificação Veicular teve como objetivo capacitar profissionais da segurança pública para, durante uma vistoria, distinguir veículos adulterados, roubados e aperfeiçoar os métodos de trabalho. A formação durou um mês e teve a sua conclusão com avaliação prática na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Carga (DRFVC), ontem. Na ocasião, os alunos realizaram a identificação de carros e motos de diferentes modelos.

De acordo com o perito Ricardo Lucena, essa é a primeira turma do ano, mas não é a única, a Aesp já promoveu o curso anteriormente com outros servidores da segurança pública. “Agora, os alunos estão aptos a localizar os principais elementos identificadores do veículo e assim ajudar no combate a diversos tipos de crimes associados a veículos. Os policiais militares, por exemplo, durante abordagens e blitze, com o conhecimento básico, eles têm total capacidade para identificar uma possível fraude, assim como os policiais civis também”, explicou.

O cabo PM Alcântara, do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), participante do curso, falou da importância do aprendizado para quem está diariamente nas ruas e até para quem já lida com esse tipo de abordagem e ocorrência com automóveis. “O curso nos deu um aprimoramento das técnicas para identificar casos de roubo e furto de veículos, clonagem, adulteração de motor, implante de chassi de outros veículos, e outras adulterações. É importante se aperfeiçoar, pois os criminosos sempre tentam criar outras formas de agir, e a gente combate”, ressaltou.

Outros cursos

Simultaneamente ao treinamento de Identificação Veicular, servidores da Pefoce passaram por outros cursos também proporcionado pela Aesp. Nessa semana, de 7 a 8 de outubro, foi realizado um curso sobre feminicídio; “Capacitação para Investigar, com a Perspectiva de Gênero, as Mortes Violentas de Mulheres”. Também houve formação de Papiloscopia na última semana. Um curso de Documentoscopia, Grafotecnia e Análise Documental será ofertado ainda neste mês para servidores da Pefoce. Ambos os cursos e formações fazem parte de uma política da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Aesp, de habilitar e atualizar seus profissionais de segurança para que tenham melhor êxito em seus respectivos campos de atuação.