Aesp inicia mais uma turma do curso de segurança pessoal para magistrados

26 de setembro de 2019 - 16:39 # # # # #

A capacitação é fruto de um convênio de cooperação educacional firmado entre a SSPDS e o TJCE.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou, nesta quinta-feira (26), mais uma turma do Curso de Segurança Pessoal para Magistrado. Vinte e um juízes do poder judiciário cearense participam da capacitação, que é fruto de um convênio de cooperação educacional firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

A aula inaugural aconteceu, nesta manhã, no auditório da Academia e foi ministrada pelo Presidente da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça do Ceará, Desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato, que palestrou sobre a atuação da Comissão e as ações realizadas para a melhoria nos serviços de segurança no poder judiciário cearense.

Segundo o coordenador do curso, tenente-coronel PMCE Clauber Wagner Vieira de Paula, que também é Assessor Militar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o treinamento tem uma carga-horária de 44 horas/ aula e abordará temas que vão desde o gerenciamento de crises e ações de inteligência na proteção da autoridade judicial, até instruções de disciplinas mais práticas.

“Pensamos nessa capacitação para que o magistrado tenha conhecimento de direção defensiva e evasiva para uma situação emergencial na estrada, treinamento de tiro, a própria questão da segurança pessoal, a defesa pessoal, para que ele possa sair de uma situação às vezes até no seu gabinete. Nós estamos muito satisfeitos em realizarmos mais essa turma com a parceria da Aesp”, declarou o coronel de Paula.

O diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, destaca a importância da capacitação para a execução das atividades do poder judiciário cearense. “A atividade da magistratura é complexa e envolve uma série de vetores, e o magistrado precisa se sentir seguro para desenvolver sua atividade. E um dos objetivos do curso é capacitar os juízes para identificar as vulnerabilidades e ameaças, para que eles consigam adotar estratégias de segurança que oS auxiliem na proteção da própria integridade física e dos seus familiares”, pontuou Juarez.

Para José Arnaldo Santos, que é juiz de direito da Comarca de Itapipoca e será um dos alunos desta turma, o curso trará contribuições positivas todos os participantes. “Eu acredito que a questão da nossa segurança não é uma coisa que podemos deixar para depois, temos que estar sempre antenados para aumentar a nossa segurança pessoal. O curso vai ser útil porque teremos treinamentos práticos e conteúdos teóricos também”, destacou o magistrado.

Em dezembro do ano passado, a Aesp promoveu a primeira edição do Curso de Segurança Pessoal para Magistrado, capacitando doze juízes, outra turma está prevista para ocorrer em outubro próximo.