Diretor da Aesp palestra no 21º Fórum Permanente dos Direitos Humanos

25 de setembro de 2019 - 16:57 # # #

O evento discutiu o tema “Direitos Humanos e a Polícia que Queremos”.

O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, Juarez Gomes Nunes Júnior, participou, nesta quarta-feira (25), do 21º Fórum Permanente dos Direitos Humanos, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), pelo Centro de Estudos e Treinamento (Cetrei), pela Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e pelo Centro Universitário Fametro (Unifametro).

O evento aconteceu no Prédio da Justiça Federal, no Centro de Fortaleza, e reuniu profissionais de segurança pública, acadêmicos de direito e integrantes da Comissão de Segurança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará), além de membros da sociedade civil. Ao lado da vice- presidente da Comissão da Mulher Advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Raquel Andrade, e do professor mestre em direito constitucional, Djalma Brochado, Juarez debateu o tema “Os Direitos Humanos e a Polícia que Queremos”.

Durante a palestra, Juarez Junior pontuou a importância da discussão do tema junto aos vários setores da sociedade e de romper os estigmas em torno da relação policial e Direitos Humanos. “Colocar em posições antagônicas Direitos Humanos e Segurança Pública é o maior dos maiores erros. Eu não consigo imaginar a segurança pública se ela não for totalmente permeada pelos contornos dos Direitos Humanos. O nosso papel (policial) é de interesse coletivo e vidas dependem da atividade que a gente desempenha, por isso devemos ser os maiores defensores dos Direitos Humanos”, declarou o militar.

Segundo o diretor da Aesp, esse compromisso é um dos principais valores da Academia e está presente na matriz curricular de todos os cursos da instituição vinculada à SSPDS. Além da disciplina específica sobre Direitos Humanos, a temática está inserida em várias outras de forma interdisciplinar. “Essa é uma pauta que está o tempo todo presente na Academia, porque nós compreendemos que a única forma do policial oferecer dignidade às pessoas na rua, é se ele estiver abastecido disso”, pontuou Juarez Junior.

O Instituto Brasileiro de Direitos Humanos promove desde 1998 o Fórum Permanente dos Direitos Humanos, um evento contínuo que conta com a realização mensal de palestras que buscam promover e avançar o debate a respeito dos direitos humanos.