Aesp inicia treinamento de policiais para detecção de substâncias com cães

2 de setembro de 2019 - 17:34 # # # # #

 

Visando capacitar e habilitar os profissionais de segurança pública para desenvolverem conhecimentos técnicos e específicos de adestramento e emprego de cães em ações de detecção de substâncias, como entorpecentes ou explosivos, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou, nesta segunda-feira (02), mais uma edição do Curso de Detecção de Substâncias com Cães.

O treinamento, que tem uma carga-horária de 256 horas/aula contempla uma matriz curricular diversificada, incluindo instruções teóricas e práticas de procedimentos para emprego do cão em detecção; figuração; comportamento animal; identificação de substâncias explosivas; identificação de substâncias entorpecentes; aspectos jurídicos de emprego do cão farejador; confecção e uso de equipamentos de treinamento; educação física, técnicas de busca, entre outros assuntos que contribuem para o aperfeiçoamento no emprego operacional do cão policial.

Para o coordenador do curso, tenente PM Márcio Glayson do Nascimento Saraiva da 4ª Cia/ CPCães do 2º BPChoque, é importante que o aluno saiba todas as técnicas de adestramento e condução, além dos cuidados para utilização do instrumento canino nas missões de policiamento. “Esse é um curso voltado para quem já fez o Curso de Cinotecnica. Ao término, eles estarão preparados para treinar com cães de faro.”, aponta o oficial.

A aula inaugural do curso foi ministrada pela professora mestre Giselle Maranhão Sucupira Mesquita, que abordou a temática “Manejo adequado de filhotes e sociabilização”, e contou com a presença da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Marques; do comandante do CPChoque, tenente-coronel PM João Batista Farias Júnior; do Subcomandante do 2º BPChoque Major PM Naerton Gomes de Menezes; do Comandante do CPCães, Major PM Fábio Lessandro e do coordenador do curso, tenente PM Márcio Glayson do Nascimento Saraiva.

Vinte e oito profissionais participam desta capacitação, sendo vinte e cinco policiais militares do estado do Ceará; um PM do Sergipe; um policial civil do Ceará e um militar do exército brasileiro. O curso segue até o dia 16 de outubro.