Policiais concluem Curso de Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos

28 de junho de 2019 - 17:51 # # # # #

A capacitação foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública com o apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Vinte e um policiais militares e três policiais civis concluíram, nesta sexta-feira (28), a segunda turma do Curso de Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial. A capacitação, que foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) com o apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), aconteceu entre os dias 10 e 28 de junho e teve uma carga horária de 120 horas/ aulas.

O treinamento teve o objetivo de repassar conceitos, princípios e normas internacionais de proteção dos direitos humanos e sua incorporação ao direito nacional, contribuindo para que o futuro instrutor atue como multiplicador desses conhecimentos. Além de auxiliar os policiais a conhecerem as responsabilidades decorrentes das funções operacionais ou de comando e gestão de polícia, bem como o papel e importância dessa atividade na promoção e proteção dos direitos humanos.

Durante a solenidade de encerramento do curso, que aconteceu nesta manhã, no no auditório do Aesp, a chefe do Escritório do CICV em Fortaleza, Valentina Torricelli, destacou a importância da formação para os policiais. “O curso é muito bom, no sentido que temos uma parte teórica, e também tem essa parte prática, para eles (policiais) perceberem efetivamente, como podem traduzir essas normas internacionais, no seu dia-a-dia, na sua prática diária. Temos aqui muito conhecimento novo, e eles saem como multiplicadores desse conhecimento”, pontuou Valentina.

Também estiveram presentes na solenidade o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior; a coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Asmenha Torquato; o responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, coronel Roberto Oliveira e o diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Rômulo Almeida. Além da coordenadora, monitora e instrutores do curso.

Esta é a segunda turma de profissionais formados pela Aesp no Curso de Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial. Em 2018, dezenove profissionais concluíram essa capacitação.