Policiais concluem curso de Instrutores em Direitos Humanos

7 de dezembro de 2018 - 16:36 # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu nesta sexta-feira (07), a solenidade de encerramento do Curso de Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial – A capacitação é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Durante o curso, de 120 horas/ aula, os agentes de segurança pública passaram por uma intensa e rigorosa rotina de instruções teóricas e práticas, que incluíram aulas de técnicas de abordagem; métodos de treinamento; comando, controle e responsabilização; poderes de aplicação da Lei, entre outros conhecimentos importantes para a compreensão dos princípios, conceitos e normas internacionais de proteção dos direitos humanos e sua incorporação ao direito nacional.
Um grupo de 19 profissionais concluíram essa capacitação, sendo 11 policiais militares e 8 policiais civis, que agora estão aptos para atuarem como instrutores e multiplicadores dentro das instituições policiais do Estado.

“O Comitê Internacional da Cruz Vermelha espera que a partir do Curso de Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos aplicados à força a função policial que os policiais possam exercer com mais qualidade, eficiência, e eficácia o seu trabalho, mantendo a lei e a ordem no estado”, aponta a chefe do escritório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Ceará, Ana Cristina Monteiro, presente na solenidade.

O evento também contou com a presença do secretário executivo da Academia, Nartan Andrade; do responsável técnico do Programa com as forças policias e de segurança da CICV, coronel Roberto Oliveira e da coordenadora de Ensino e Instrução da Aesp, Roberta Barbosa Monteiro, além de formandos, familiares, instrutores e outras autoridades da segurança pública.

Curso de Investigação de Crimes Cibernéticos

Nesta sexta-feira (07), também aconteceu a solenidade de encerramento do Curso de Investigação de Crimes Cibernéticos. A capacitação, promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), ocorreu entre os meses de setembro e novembro deste ano e capacitou 58 policiais civis para realizar o levantamento de dados; preservação; rastreio e conclusão da investigação de crimes cometidos pela internet.