Oficiais da PM iniciam capacitação para atuar no policiamento montado

1 de agosto de 2017 - 17:30

Com o intuito de reforçar o trabalho do Regimento de Polícia Montado da PMCE – Unidade responsável pela realização do policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis – a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta terça-feira (01), mais uma turma do Curso de Policiamento Montado (CPMont). Esta é a 14ª edição do curso, sendo a primeira destinada exclusivamente a oficiais. Ao todo, 15 policiais participam da capacitação, incluindo um oficial do Mato Grosso do Sul (MS).

Segundo o comandante do RPMont, tenente-coronel PM Ricardo Barbosa, a capacitação do quadro de oficiais é uma forma de multiplicar a doutrina da cavalaria. Ele explica que esta é uma das modalidades de policiamento mais eficazes no combate à criminalidade. ?O policiamento montado é um processo de policiamento que faz de forma perfeita a missão policial militar que, é a ostensividade e prevenção, porque a presença do animal, a visibilidade do policial, o porte do animal, são características e vantagens fortes?, pontuou o oficial.

A especialização possui uma grade curricular de 340 horas/aula, e contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas de direitos humanos; ética e cidadania; didática equestre; ordem unida a cavalo; iniciação e adestramento do cavalo policial militar; higiene e profilaxia; tiro policial prático montado; técnica de policiamento montado (TPMont); instrução de equitação; instrução do cavaleiro e controle de distúrbios civis a cavalo, além de estágio prático supervisionado.

O início da capacitação foi marcado pela palestra do chefe da Casa Militar, coronel PM Túlio Studart, que apresentou o programa Ceará Pacifico, explicando as ações e o papel da Polícia Militar no programa.

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Estiveram presentes no evento o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior; o secretário executivo da PMCE, coronel Vandesvaldo de Carvalho Moura; o secretário executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade; o comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Antônio Aginaldo de Oliveira; o coordenador de apoio logístico da PMCE, coronel PM Manuel Ozair Santos Junior; o professor emérito da Academia Edgar Facó, coronel Francisco Austregésilo Rodrigues Lima e a Comandante do Colégio da Policia Militar, tenente-coronel Asrmenha Cruz Torquato.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)