Aesp forma mais uma turma de policiais para atuar no Batalhão de Divisas da PMCE
31 de julho de 2017 - 17:36

Com o intuito de reforçar a segurança nos limites geográficos do nosso Estado, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), formou nesta segunda-feira (31), mais 40 policiais militares para atuar no Batalhão de Divisas da PMCE, atendendo ocorrências de combate ao tráfico de drogas, armas e ações contra bancos em regiões rurais e de difícil acesso.
A solenidade de encerramento do Curso de Policiamento de Divisas aconteceu na sede da Aesp e reuniu o diretor geral da Aesp/CE, Juarez Gomes Nunes Junior; o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPPRE), tenente-coronel PM Ronaldo José de Sousa da Silva; o comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), tenente-coronel PM Cícero Henrique Bezerra Lopes e o comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Antônio Aginaldo de Oliveira, além instrutores e familiares dos formandos.

Em seu discurso, o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Aginaldo de Oliveira parabenizou os novos divisianos e destacou o trabalho realizado pelo Batalhão. “Tenho acompanhado com muita atenção as operações que os senhores desenvolvem em prol da segurança pública no âmbito do interior, e esses conhecimentos do curso serão muito bem empregados para uma maior garantia, uma maior segurança nas execuções das missões operacionais nos Sertões do Ceará”, ressaltou Aginaldo.
O treinamento, de 195 horas/aulas, foi realizado sob a coordenação do BPChoque e contemplou aulas teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar tático, direitos humanos, abordagem policial, tiro policial, armamento e equipamento, procedimento de patrulha, instrução tática individual, noções de gerenciamento de crises e treinamento físico militar.

O tenente PM Bruno Alonso, que foi o primeiro colocado na classificação final do curso, destaca a importância da capacitação para a tropa e os benefícios que irão proporcionar a sociedade. “Foram 30 dias de curso, tivemos acesso a tudo do mais moderno e atual nos quesitos de combate a criminalidade e hoje estamos presentes nos mais longínquos rincões do Estado, locais inóspitos, onde frequentemente ouvimos depoimentos da população local dizendo que se sentem mais seguros em ver o Batalhão de Divisas passando por sua localidade”, declarou o oficial.
Esta foi a 4ª edição do CPD promovido pela Aesp, desde 2015, cerca de 270 profissionais concluíram a capacitação para defender as divisas cearenses. No próximo dia 02, mais uma turma do Curso de Policiamento de Divisas será iniciada.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)