Aesp inicia capacitação de mais um turma de policiais para o Batalhão de Divisas

3 de julho de 2017 - 15:55

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou hoje (03) mais uma turma do Curso de Policiamento de Divisas (CPD). A capacitação, de 195 horas/ aulas, tem duração de quatro semanas e visa aumentar o nível de especialização técnico-profissional dos agentes que poderão compor o Batalhão de Divisas da Polícia Militar do Ceará, atuando em ocorrências de combate ao tráfico de drogas, armas e ações contra bancos em regiões rurais e de difícil acesso.

Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário da PMCE, tenente-coronel Ronaldo José de Sousa da Silva, a qualificação irá reforçar a atuação policial nas fronteiras do Estado. “Essa modalidade de policiamento foi implantada em julho de 2015, com o efetivo de aproximadamente 200 policiais e vimos a necessidade de aumentar o nosso efetivo nesses locais. Então, a importância desse curso é muito grande, porque vai dá mais confiança e mais técnica a esses guerreiros”, explicou o coronel Ronaldo.

A aula inaugural do curso foi realizada na sede da Aesp e contou com a presença do secretário executivo da Aesp, coronel Manuel Ozair Júnior; do secretário executivo da PMCE, coronel Vandesvaldo de Carvalho Moura; do comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), tenente-coronel Cícero Henrique Bezerra Lopes e do Major Eduardo Sousa Landim.

Ao todo, 40 policiais militares participam da capacitação que segue até o dia 31 de julho de 2017.

Sobre o Batalhão de Divisas
 
O Batalhão de Divisas da Polícia Militar do Ceará foi criado em 2015, e integra um conjunto de ações do Governo Camilo Santana para ampliar e interiorizar a atuação da polícia no Estado.  Integrado à estrutura do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRE), o BDP conta hoje com 4 companhias instaladas no municípios de Penaforte (divisa com Pernambuco); Limoeiro do Norte (divisa com o Rio Grande do Norte);  Poranga (divisa o Piauí) e Chaval (também divisa com o estado do Piauí). Até o final da implantação do programa, outras duas companhias deverão ser instaladas, uma no município de Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e outra em Parambú, na divisa com Piauí.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)