Alunos do curso de formação de soldado da PM são capacitados para abordagem policial
26 de junho de 2017 - 16:53
Visando o desempenho eficiente das atividades de Policiamento Ostensivo e a segurança dos policiais e dos cidadãos cearenses, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realiza diariamente treinamentos práticos de técnicas de abordagem para os candidatos aprovados na 1ª turma do concurso público para ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Durante os exercícios, os alunos treinam técnicas de abordagem a pedestre, a carros, a ônibus e a motocicletas. A cada simulação, os instrutores mostram as situações que podem acontecer no dia a dia, e ensinam as ações que o futuro soldado deve realizar. As orientações são minuciosamente detalhadas, desde a verbalização, a parada do suspeito, passando pelos procedimentos de revista e busca pessoal até a checagem de documentos, de antecedentes criminais e no final a liberação do abordado ou condução até a delegacia. “A gente sempre começa pela regra geral que é a abordagem padrão, sempre dentro da cordialidade, dos princípios da segurança, da eficiência, da rapidez nos procedimentos, no desembarque, e encontrando algum corpo de delito, alguma arma, alguma droga, nós passamos para o nível dois da abordagem que seria a questão da imobilização e algemação. Mas, tudo isso, a gente vem treinando passo a passo, desde as primeiras instruções”, destacou o instrutor do grupo 17, Major PM Carlos Júnior.
Em uma simulação de abordagem a ônibus, o instrutor do grupo 15, Sargento Jerônimo Oliveira Sousa, explica que o procedimento adotado pela equipe policial depende do veículo que está sendo abordado e de alguns outros fatores, que envolvem a operação.”Aqui com o grupo 15, nós já estamos fazendo a abordagem em ônibus, geralmente fazemos esse tipo de abordagem em grandes eventos, em praças esportivas, quando tem os jogos no Castelão, por exemplo, onde há deslocamento de torcidas organizadas. Nesse caso, nós temos duas viaturas com a composição de três policiais em cada viatura”, pontuou o Sargento. Ele, também destacou a importância desta disciplina para formação dos novos policiais. “Dentro dessa disciplina, os alunos aprendem os princípios básicos, que jamais podem esquecer, que é a segurança e o respeito. Não podemos ser arbitrários e nem fazer uso do abuso de autoridade, e sim agir dentro dos princípios éticos, da moralidade e do respeito recíproco. O primordial em uma abordagem é a padronização dos procedimentos e tratamento cortês com a população”, afirmou Jerônimo.
O treinamento de abordagem faz parte da disciplina de Técnica Policial Militar, que tem uma carga horária de 90 horas/ aulas e será ministrada até o mês de julho.
Fotos: Anny Almeida e Leandro Freire (Ascom Aesp)