Aesp inicia ciclo de seminários para alunos do Curso de Formação Profissional de Soldados da PMCE

12 de junho de 2017 - 16:14

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou neste sábado (10), o ciclo de seminários temáticos da 1ª turma do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças Policiais Militares (CFPPM – 2017). O evento aconteceu no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) e reuniu cerca de 1.200 alunos que participam do curso em Fortaleza.  As turmas de Sobral e Juazeiro do Norte terão uma programação específica, que será divulgada em data oportuna.

Na programação da manhã, o tenente-coronel PM George Stenphenson Batista Benício, palestrou sobre a Lei nº 10.671, conhecida como Estatuto do Torcedor, que foi criada em 2003 para atuar como instrumento balizador das relações entre o público, clubes, instituições e promotores de eventos esportivos. Além de estabelecer medidas de prevenção e repressão de violência nos estádios.

Com vasta experiência em eventos esportivos, o oficial explicou a aplicação da lei na atividade policial e estudos de casos. “O Estatuto do Torcedor é muito importante nesse contexto atual, devido à grande violência que nós temos nos estádios. Todos esses policiais, em um determinado momento, irão estar trabalhando em um evento, principalmente nos eventos esportivos, mesmo que ele não seja da unidade especializada, que no caso é o Batalhão de Eventos, mas eles irão trabalhar na rua, no entorno da Arena Castelão, por exemplo, e se eles tiverem conhecimento do Estatuto do Torcedor, a efetividade dessa lei vai ser bem maior”,  destacou George.

À tarde, o tema foi “Análise de Ocorrências Policiais”, ministrado pelo tenente-coronel PM Jano Emanuel Marinho, que explicou as fases de uma ocorrência operacional; o funcionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e fez a análise operacional de algumas situações. Segundo Jano, que já atuou no comando do policiamento da capital, esta é uma oportunidade de motivar ainda mais o aluno, aproximando-os da corporação. “Nosso objetivo é motivar os nossos futuros policiais para o serviço de rua e para o que ele vai encontrar. Mostrar que existem os riscos, existe o medo da família, mas tudo isso a gente consegue vencer. Somos  uma grande corporação e todos eles vão sair daqui excelentes profissionais”, afirmou.

Este é o primeiro seminário ministrado para o CFPPM2017. A atividade faz parte da matriz curricular do curso e possibilita o estudo e reflexão de importantes temas relacionados à atividade policial. Os seminários acontecem até o final de julho e trabalharão temas como Lei Maria da Penha; População LGBT; Estatuto da criança e do adolescente; Estatuto do idoso e Prevenção ao uso de drogas.