Estado do Ceará recebe novos mergulhadores especialistas em resgate

29 de maio de 2017 - 19:36

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) formou nesta segunda-feira (29), mais 8 mergulhadores de resgate – incluindo 7 bombeiros 1 policial militar. Os profissionais, que acabam de concluir o Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), a partir de agora estão aptos para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático com baixa visibilidade, em profundidade de até 50 metros.

A qualificação, que é uma das mais importantes e tradicionais dos corpos de bombeiros no Brasil é conhecida pelo alto grau de dificuldade. Nesta edição, apenas 8 militares conseguiram concluir todas as etapas do treinamento de 318 horas/ aulas.

O curso foi realizado no Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, e incluiu aulas de direitos humanos; ética e cidadania; mergulho livre; mergulho autônomo; física do mergulho e tabelas de mergulho. Além de instruções práticas de travessias e mergulhos, busca e resgate de pessoas com equipamento autônomo e mergulho em açudes e comportas, entre outras atividades inerentes ao serviço de salvamento.

Segundo o comandante do NBS, tenente-coronel BM Holdayne do Nascimento Pereira, os novos mergulhadores atuarão em Fortaleza e Aracati, reforçando os trabalhos que já são realizados pela corporação. “Hoje no Ceará nós temos uma média de 50 mergulhadores, isso no NBS (Fortaleza) e também no interior, como em Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato. Temos mergulhadores espalhados em todo o Estado todo e esses oito novos mergulhadores irão reforçar o Corpo de Bombeiros como um todo”,  explicou o oficial.

A solenidade de conclusão do curso aconteceu na tarde de hoje, na Praia Formosa, e contou com apresentações de mergulho no mar e uma demonstração de salto embarcado em aeronave, com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)