CHO PM: Futuros oficiais participam de treinamento com espadas e armas

25 de novembro de 2016 - 13:19

Com o objetivo de aprimorar e padronizar os procedimentos e a execução sincronizada dos movimentos militares, individuais e coletivos, os alunos do Curso de Habilitação a Oficiais da Polícia Militar (CHO PM), em capacitação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), participam de treinamento prático com armas longas e espadas.

Segundo o instrutor da disciplina, Coronel PM, Francisco Ricardo do Carmo Paula, a espada simboliza os princípios e valores da carreira do Oficial, portanto é essencial que o tenente saiba manuseá-la corretamente para exercer sua função de comando. “Eles deverão manter uma habilidade muito mais concentrada no poder de decisão, pois vão precisar ser mais incisivos, irão trabalhar em tropas, batalhões, companhias, por isso é necessário que tenham essa capacidade e esse aprendizado para executarem na prática”. Além disso, o professor enfatizou a importância dos movimentos básicos na conduta do militar. “Os movimentos de ombro arma, de apresentar arma, descansar arma são movimentos necessários para que eles desempenhem a função como oficial, pois irão precisar em suas instituições, inclusive na nova função que irão exercer”, conclui.

A instrução faz parte da disciplina de Instrução Geral, que visa trabalhar o cumprimento, a hierarquia e os valores empregados pela corporação. Durante 18 horas/ aula, os alunos aprendem conhecimentos teóricos e práticos sobre o cerimonial militar; regulamentos internos, serviços gerais; sinais de respeito; continência individual e de tropa; apresentação; deslocamentos; desfiles; procedimento da tropa em situações diversas; honras militares, hasteamentos e formaturas. Além de treinar movimentos de comando.

O aluno do grupo 4 do CHO PM, Subtenente Francisco Abelardo Pires Ferreira, falou sobre a experiência vivenciada e o sentimento de estar na reta final do curso. “O curso em si, é de suma importância, a grade curricular foi voltada para suprir as necessidades que tínhamos, porque nós somos oriundos das praças e é por deveras satisfatório a forma que as instruções estão sendo colocadas, porque nós estamos preenchendo uma lacuna que tínhamos, e essa disciplina serve justamente para moldar, sequenciar a operação e sequenciar o dia a dia do Oficial de polícia, que é comandar com responsabilidade”, destacou o militar.