Oficiais militares concluem Curso superior de Segurança Pública

17 de junho de 2016 - 16:33

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou nesta sexta-feira (17), a Solenidade de Encerramento do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP PM/BM – 2016). A capacitação é um dos requisitos para se chegar ao posto de coronel, última graduação das corporações militares estaduais e habilita os oficiais superiores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar para o exercício de funções de nível estratégico.

Na ocasião, em reconhecimento ao destacado desempenho dos formandos, o diretor geral da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra, homenageou os primeiros colocados no curso. O Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Luiz Monteiro da Silva Junior, primeiro lugar geral no Curso Superior de Segurança Pública foi homenageado com o Certificado de Honra ao Mérito Intelectual. Já o cearense que obteve a melhor classificação no CSSP/2016, Tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará, Lourival Cordeiro Lima, foi condecorado com a medalha ?Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança?.

 

O secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Coronel PM Lauro Carlos de Araújo Prado, que presidiu a solenidade, ao discursar, ressaltou a importância da capacitação para a carreira dos oficiais e para o futuro das corporações. ?A formação inicial de oficiais (CFO) nos prepara a operacionalidade, o curso de aperfeiçoamento de oficiais (CAO) para o gerenciamento e agora, vocês estão no nível estratégico. Vocês irão servir as instituições, política e socialmente, e determinar os destinos delas. Não é simplesmente o último posto da carreira, na verdade, vocês estão sendo capacitados para gerenciar as Instituições. Entre os senhores estão os futuros comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e das corporações coirmãs. Então, por isso, nós precisamos deste curso e vocês estão capacitados para isso. Parabéns!?, enfatizou.

Para a Tenente-coronel PM Liana Nogueira Castro, única mulher do CSSP 2016, concluir o Curso Superior de Segurança Pública é uma forma de ampliar a atuação feminina nas corporações militares. ?Fazer esse curso foi uma experiência maravilhosa e ser a única componente feminina me fez ter uma consciência maior do meu papel na Instituição. Nós ainda somos uma minoria, até porque nossa entrada na polícia é relativamente recente. Só em 1994, que a PMCE recebeu o corpo feminino, eu sou da primeira turma de mulheres oficiais do Estado do Ceará  e fiquei muito satisfeita pela oportunidade, esse conhecimento técnico é muito importante para aperfeiçoar, aprimorar o trabalho do policial militar e estou saindo daqui me sentido mais capaz, mais preparada e mais feliz?.  A oficial falou da sua expectativa em alcançar o mais alto posto da corporação. ?Eu estou completando esse mês, 22 anos de serviço, então eu ainda tenho algum tempo para ficar na corporação e com a nova Lei de promoções e a visão do Governador Camilo Santana, consequentemente, chegar ao posto de coronel será uma certeza para mim?, declarou.

CSSP 2016

O Curso Superior de Segurança Pública (CSSP PM/BM – 2016) iniciou em fevereiro e foi realizado nas modalidades de ensino presencial (EP) e a distância (EaD). Com uma carga horária de 500 horas/ aula, a capacitação contemplou aulas teóricas e práticas de planejamento estratégico, sociologia aplicada à segurança pública, planejamento de políticas em segurança pública, ciência política, finanças e orçamentos públicos, planejamento em situações de riscos e desastres, cultura jurídica, tiro policial defensivo e metodologia do trabalho científico. Participaram do curso oficiais superiores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros dos estados do Ceará, Tocantins, Sergipe e Rio Grande do Norte. Ao todo, 52 militares foram qualificados, incluindo 31 tenentes-coronéis da Polícia Militar, 15 tenentes-coronéis bombeiros e 06 majores do Corpo de Bombeiros.