Oficial da PM lança livro sobre segurança pública na AESP

5 de abril de 2016 - 18:31

O tenente-coronel da Polícia Militar Plauto de Lima, lançou nesta terça-feira (05), no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) o livro “Políticas de Segurança Pública – Um rotineiro e cansativo trabalho de Sísifo”.
 
A publicação traz uma reflexão sobre questões que levam ao crescimento da violência e o avanço da criminalidade, despertando nos leitores um olhar sobre a importância de ações que envolvam outros setores da sociedade. "A segurança pública é muito mais do que uma ação policial, ela pede outras ações de outros órgãos governamentais, dentre elas saúde, educação, política sobre drogas, ação social, habitação, emprego e renda. Então tudo isso faz parte e contribui cada um em sua área para administração da criminalidade da violência, quando só o policial militar tem essa atribuição torna-se realmente um rotineiro e cansativo trabalho de Sísifo", explica o autor.
 
Segundo o oficial, o livro está sendo lançado em primeira mão para os alunos do Curso de Formação de Oficiais da PM, em capacitação na AESP. "Estou lançando esse livro primeiramente aqui na Academia, por que acredito que aqui seja o berço da cultura e dos conhecimentos das instituições de segurança pública do Estado. Na minha concepção esse livro pode contribuir bastante na formação de todos os alunos daqui, por trazer uma abordagem diferente. Além, da experiência de vida de um oficial que trabalha a 27 anos na PM", ressalta.
 
O lançamento oficial do livro será realizado no próximo dia 12, na Livraria Ler.


 
Sobre o autor
 
Plauto de Lima é Tenente-Coronel da Polícia Militar do Ceará, Especialista em prevenção da dependência química (UNIFOR), Mestre em planejamento de políticas públicas (UECE), Diplomado em Gestión de Políticas em Conviência y Seguridad Ciudadana (PNUD/ONU) e no Course Mediation and the Judicial System, Center for Brazilian Studies (Columbia University/EUA). Exerceu diversas funções de comando na PM, tendo sido também diretor de presídios no Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza. Foi consultor da Assembleia Legislativa no projeto "Pacto pela vida", que norteou as políticas sobre drogas no Ceará. Foi membro do conselho de Leitores do jornal O Povo, possuindo inúmeros artigos publicados nos principais periódicos do Estado, e é um dos articulistas do blog Cotidiano e Fé, da Igreja Batista Central de Fortaleza.