Futuros soldados da PM treinam técnicas de direção veicular

18 de fevereiro de 2016 - 14:36

 

Visando formar condutores de veículos de emergência, mais prudentes e conscientes das normas de conduta e circulação no trânsito, os 312 alunos da quinta turma do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFPCP/PMCE), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), participam de treinamento de direção veicular aplicada à atividade policial militar.

As aulas práticas acontecem no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no município do Eusébio e ensinam desde a pegada correta no volante, posição dos braços e pés, regulagem dos bancos e espelhos retrovisores, passando por noções de manutenção de primeiro escalão, até instruções mais complexas que repassam técnicas de direção defensiva, condução operacional, aceleração, frenagem, curvas e a execução de manobras emergenciais.

Mas, antes de dirigir a viatura, os alunos cumprem 18 horas de aulas teóricas na Academia, estudando o código de trânsito brasileiro e aprendendo conceitos e definições que os preparam para as aulas práticas. Além disso, os futuros soldados aprendem a vistoriar a viatura, os acessórios operacionais como luzes intermitentes, sirenes, armamento e outros itens essenciais para o bom desempenho do serviço policial.

Já na pista de teste do Autódromo, os futuros policiais realizam exercícios de deslocamento que simulam diferentes situações no trânsito.  Segundo o instrutor da disciplina, Sargento PM Eduardo Willame de Souza Valentim, nas aulas práticas uma das manobras mais treinadas é o ?slalom?. Neste exercício, o motorista faz um percurso em zigue-zague, desviando de uma sequência de obstáculos, que proporciona ao aluno noções de laterabilidade, espaço e um maior controle do volante. ?No primeiro exercício que é o slalom curto, é justamente para eles aprenderem a laterabilidade do carro, saber a largura do carro, qual o momento ideal para fazer o giro do volante, para ir desviando dos obstáculos, logicamente que usando a marcha correta para cada situação. Tem o slalom médio, o slalom com uma mão só, que é quando o motorista está dirigindo com uma mão e na outra mão ele estaria com uma arma, caso fosse necessário. Então, são técnicas de pilotagem que a gente ensina e dessa forma eles terão mais eficiência nesses deslocamentos?. O respeito às leis de trânsito também é ressaltado pelo instrutor. ?A nossa preocupação também é orientá-los para que no dia a dia deles, seja indo para casa ou indo para o trabalho, em uma ocorrência, eles estejam dentro da lei. Porque nós somos policiais, nós somos agentes da lei, nós estamos representando a Polícia Militar do Ceará e a gente não pode ficar cometendo abusos no trânsito. A gente tem que agir de uma maneira que não envergonhe esse povo. A gente tem que praticar aquilo que aprendeu e ensinar aquilo que aprendeu. Precisamos ser agentes multiplicadores!?, enfatizou.

Para o aluno do grupo 8, Rafael dos Santos, a experiência foi enriquecedora e lhe trará mais segurança na hora de ir às ruas. ?Foi uma experiência muito positiva, pois hoje praticamos numa viatura, totalmente diferente dos carros comuns da sociedade. É um carro muito rápido e que tem força. Um carro próprio para as ocorrências da Polícia Militar, mas que deveremos usar com muito cuidado e eu estou muito feliz em ver que a cada dia o nosso Estado está investindo e capacitando os seus alunos, futuros policias para essa prática muito importante no nosso dia a dia?, pontuou. As instruções práticas de direção veicular aplicada à atividade policial militar são ministradas no curso de formação de soldados desde 2010 e são essenciais para manter a qualidade no atendimento das ocorrências e reduzir o índice de acidentes em serviço.