AESP inicia Curso Superior de Segurança Pública para Oficias da PM e BM

17 de fevereiro de 2016 - 14:29

 

Com o intuito de aprimorar e atualizar os conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos Oficiais Superiores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou na noite desta segunda-feira (15), o Curso Superior de Segurança Pública (CSSP – PM/BM). A capacitação é um pré-requisito para se chegar ao posto de coronel, última graduação das corporações militares estaduais e beneficiará 56 profissionais, incluindo oficiais superiores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros dos estados do Ceará, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão e Amazonas, que serão habilitados para o exercício de funções de nível estratégico.

A aula inaugural foi marcada pela palestra ?Direito e Processo?, ministrada pelo Procurador Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana e contou com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Carlos Teixeira; do Secretário Adjunto da SSPDS, Coronel PM Lauro Carlos de Araújo Prado; do Diretor Geral da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra; da Controladora Geral de Disciplina, Socorro França; do Comandante Geral da PMCE, Coronel PM Geovani Pinheiro da Silva; do Comandante Geral do CBMCE, Coronel BM Heraldo Maia Pacheco; da Perita Geral Adjunta da Perícia Forense (PEFOCE), Adriana de Morais Correia; do Coordenador Estadual do Proerd, Coronel PM, Austragésilo Lima e do representante da Casa Militar, Coronel PM Coraci Camelo Ponte, entre outras autoridades. 

Para o Secretário da SSPDS, Delci Carlos Teixeira, o curso qualificará tanto os profissionais, quanto os próprios órgãos da segurança pública. ?O fato de pessoas já profissionalmente realizadas, estarem aqui novamente nos bancos escolares, em busca do último impulso da sua carreira já é uma vitória pessoal e isso é muito importante para a nossa segurança. Os senhores estão se capacitando para o ápice da carreira, que é chegar a coronel. Mas, os senhores não estão aqui só para aprender, os senhores estão aqui para compartilhar conhecimentos, inclusive para trazer conhecimentos e dividir suas experiências. Aproveitem! Troquem idéias, tragam conhecimentos para a Academia. Vocês serão os coronéis que irão fazer a Polícia nos próximos anos?. E ressaltou a importância da integração das forças de segurança para o Estado. ?Eu tenho dito que não queremos individualidade, queremos uma equipe, pessoas que se dedicam com os mesmos propósitos e com os mesmos objetivos, e isso nós estamos conseguindo. Esses resultados estão apenas no início, mas estamos no caminho certo e temos que continuar nos esforçando para em 2016 conseguir bater as metas de 2015. E isso não é impossível, o trabalho dos colegas da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Pefoce e do Corpo de Bombeiros juntos tem mostrado que isso é possível, sim?, afirmou.

O Tenente Coronel Claudemir Ferreira, policial militar há 29 anos, é um dos alunos do curso e elogia a iniciativa do Governador. ?Eu fui promovido agora, recentemente, pela Nova Lei e o nosso Governador do Estado está realmente com os olhos voltados para as nossas instituições Polícia Militar do Ceará, Corpo de Bombeiros, PEFOCE e Polícia Civil, e está realmente vendo a segurança pública de um outro ângulo, de uma forma assim bem mais, beneficente para nossa causa. Então, eu estou muito feliz de concluir essa última etapa das carreira militar?, declarou.

O Curso Superior de Segurança Pública (CSSP PM/BM) acontece no período noturno nas modalidades de ensino presencial (EP) e a distância (EaD), totalizando uma carga horária de 500 horas/ aula, divida entre aulas teóricas e práticas de planejamento estratégico, sociologia aplicada à segurança pública, planejamento de políticas em segurança pública, ciência política, finanças e orçamentos públicos, planejamento em situações de riscos e desastres, cultura jurídica, tiro policial defensivo e metodologia do trabalho científico. A previsão para o término do curso está marcada para 15 de junho de 2016.