Alunos dos cursos de formação da AESP cumprem estágio operacional no período de Carnaval

4 de fevereiro de 2016 - 16:40

Antes de trabalhar nas ruas, no policiamento ostensivo e preventivo, aumentando a segurança da população, os alunos dos cursos de formação de oficiais e praças da Polícia Militar, que estão sendo capacitados pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), participam de estágio supervisionado. A atividade visa aproximar os futuros policiais à prática operacional, preparando-os para exercer suas funções dentro da corporação.

Durante o período de carnaval, os discentes cumprirão uma escala de serviço dentro da própria Academia. Os alunos do curso de formação de oficiais ocupam as funções de “Aluno de Dia” e “Auxiliar do Aluno de Dia”, realizando a supervisão e fiscalização dos 12 postos de serviços ocupados pelos alunos do curso de soldado que trabalham nos serviços de guarda e sentinela.

O Coordenador de Ensino e Instrução da AESP, Tenente Coronel PM Douglas Afonso Rodrigues, explica que durante o curso de formação os alunos não podem realizar o policiamento externo, já que todos ainda estão na condição de candidatos do concurso, e que essa escala de estágio de carnaval é uma forma de familiarizar os novos profissionais da segurança pública com as escalas de serviço que eles deverão cumprir no futuro durante as operações de segurança de grandes eventos como o carnaval, eleições e a Semana Santa. “Esse serviço é importante para que o aluno antes mesmo de chegar na vida profissional, já ter uma ideia do serviço que ele irá ter no futuro. E é importante porque ajuda a você a ter uma noção de como é ficar em uma praça de serviço e observando tudo que foi ensinado aqui, como deve ser apresentação pessoal, a apresentação na hora da abordagem de um superior e como deve estar sempre alerta ao que está acontecendo ao seu derredor”, pontuou.

Para o Coronel Douglas, a atividade ensina não só a prática operacional, mas também aspectos comportamentais e psicológicos. “Eles aprendem principalmente a postura e a compostura durante o serviço, eles aprendem como um policial, ou um bombeiro deve permanecer quando estiver em um posto de serviço, onde ele terá a comunidade visualizando e também outros policiais fiscalizando. No caso dos alunos da carreira de oficiais eles orientam os alunos soldados e à medida que ele está orientando o outro aluno como oficial, ele também está aprendendo, porque ele vai aprender como abordar sua equipe de trabalho no futuro”, enfatiza.

A escala de estágio de carnaval iniciou nesta quinta-feira (04) e segue até a quarta-feira de cinzas (10) e cada aluno cumprirá um plantão de 6 horas.