Profissionais do BPChoque apresentam equipamentos para futuros oficiais da PMCE

21 de janeiro de 2016 - 15:22

 

Os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PMCE) estão tendo a oportunidade de conhecer as várias atividades desenvolvidas pelo Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado do Ceará, unidade especializada em operações especiais, controle de tumultos, patrulhamento urbano, operações rurais e outras ocorrências de alta complexidade.

Durante instrução da disciplina de Policiamento de Choque, os futuros oficiais conheceram os equipamentos utilizados pela 2ª Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC). Na ocasião, os alunos conheceram o “Humaitá”, caminhão utilizado em ações de restabelecimento da lei e da ordem em grandes eventos e manifestações populares. O veículo, que possui uma blindagem especial de nível 3 e capacidade para transportar até 21 passageiros, sendo 18 combatentes e 3 tripulantes, é equipado com canhão para lançamento de jatos d’água, câmera de 360º para monitoramento e sistema anti-barricada com mecanismo para desobstrução de vias.

Segundo o Comandante da 2ª CIA do Controle de Distúrbios Civis (CDC), Major PM Francisco José Cavalcante de Holanda, o veículo foi adquirido pelo Governo do Estado para reforçar as ações de segurança durante os jogos da Copa do Mundo que aconteceram em Fortaleza. O equipamento é empregado em ações de uso de força não letal e evita lesões na tropa e nos oponentes.”Estamos aqui para mostrar aos alunos oficiais quais são os nossos equipamentos e os veículos de trabalho do cotidiano. Eles estão tendo oportunidade de ver que nós temos meios de trabalhar que não se precise usar a violência e acabar com o estigma da truculência da PM. Além de conhecer quais são as situações que o Batalhão de Choque trabalha como os outros policiamentos convencionais”, aponta.

A disciplina possui 54 horas/aulas e contempla em seu conteúdo programático as generalidades e doutrina das operações de choque; os aspectos legais da tropa de choque; as unidades operacionais do batalhão de polícia de choque da polícia militar do ceará; atividades desenvolvidas pelas companhias de ações táticas especiais; os equipamentos e materiais utilizados, o policiamento com cães, entre outros.

Para o aluno Joaquim Tavares de Medeiros Neto, do grupo 1, esta disciplina propicia um conhecimento mais específico sobre a tropa especializada. “É importante que nós, novos oficiais, tenhamos noção do que o BPChoque pode realizar e com que materiais poderemos contar  futuramente”.  Após conhecer o veículo Humaitá, Tavares elogiou o equipamento. “É uma ferramenta que veio somar junto com os profissionais do Choque, dentro da pirâmide treinamento, equipamento e policial.”, afirma.