Discussão sobre Atendimento à mulher vítima de violência sexual marca segundo dia do Ciclo de Palestras do CFPCOPM e CFPCOBM

15 de dezembro de 2015 - 16:50

 

O segundo dia do Ciclo de Palestras dos Cursos de Formação Profissional para a Carreira de Oficias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará foi marcado pela temática “Atendimento à mulher vítima de violência sexual”. O assunto foi debatido por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará que orientou os futuros oficiais sobre os locais que oferecem serviços de referência no atendimento à mulher no Estado, a necessidade do pronto-atendimento médico e a importância da anticoncepção de emergência e profilaxia das DST/AIDS às vítimas de violência sexual.

Segundo a palestrante Augediva Maria Jucá Pordeus, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, este tipo de violência é uma ocorrência policial frequente e os profissionais de segurança pública devem estar preparados para oferecer o melhor atendimento possível à vítima. “A Polícia Militar trabalha com a segurança e a cidadania da população. Então, normalmente quando ocorre um caso de violência sexual, a primeira autoridade que chega no local do crime é o policial militar. Por isso, a importância dessa sensibilização do profissional, para que ele saiba que essa mulher deve ser socorrida prioritariamente. E saber de toda atenção que essa mulher necessita e que o acolhimento psicológico nesse momento é muito importante”, pontuou.

A programação de hoje, contou ainda com palestras sobre o policiamento realizado pelo Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) e do Batalhão de Policiamento Comunitário e as atividades realizadas pela Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) e pelo Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. O ciclo de palestras segue até sexta-feira (18).