AESP inicia Curso de Tripulante Operacional

4 de dezembro de 2015 - 15:52

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou nesta sexta-feira (4), a abertura do Curso de Tripulante Operacional da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), que irá atualizar e ampliar os conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos operadores de segurança pública que poderão compor o efetivo da CIOPAER, atuando em ações aéreas de policiamento, socorro especializado e defesa civil.

O evento aconteceu na sede da Academia e contou com a presença do Secretário Adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Coronel PM Lauro Carlos de Araújo Prado; do Diretor Geral da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra; do Coronel PM Carlos Ribeiro; do Chefe de Planejamento Operacional da Polícia Civil (PCCE), Delegado Antônio Harley Alencar Alves e do Chefe de Operações da CIOPAER, Tenente Coronel PM Carlos Dirceu Rios Rodrigues Junior.

Serão seis semanas de aulas teóricas e práticas, realizadas nas sedes da AESP, da CIOPAER e em outros pontos de apoio, como a Praia de Iracema, Praia do futuro e na serra da Tucunduba, no município de Caucaia. Neste período, os alunos terão instruções de segurança operacional, conhecimento básico sobre aeronaves, meteorologia, navegação aérea, regulamentação da aviação civil, fraseologia e manobras de solo, técnicas de policiamento aéreo, operação de equipamentos especiais, atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndio em aeronaves, direitos humanos e cidadania, técnicas de salvamento aquático, técnicas de resgate no plano vertical e sobrevivência em regiões inóspitas, entre outras atividades.

De acordo com o Secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social, Lauro Carlos de Araújo Prado, a capacitação proporcionará a ampliação das ações de interiorização da CIOPAER, iniciadas este ano pelo Governador Camilo Santana.  “Sabemos que o Governador do Estado já instalou duas bases no interior e no próximo ano, provavelmente será lançada a terceira base. Então, todos que estão fazendo o curso e se inscreveram sabe que a principio será para atender a demanda do interior do Estado”. Ele ressaltou a responsabilidade dos novos tripulantes. “O trabalho de segurança pública é muito difícil. Mas, o trabalho de segurança em uma aeronave é bem mais difícil ainda. Vocês terão a missão de estar sempre guarnecendo quem está no solo, apoiando as viaturas e as equipes, bem como, resgatando e combatendo, se assim preciso. Portanto, quanto mais vocês treinarem, menos riscos você terão na execução do trabalho. Então tratem o trabalho de vocês com exaustão para que se busque a perfeição”, enfatizou. Ao todo, 39 profissionais serão capacitados, incluindo agentes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil do Estado do Ceará.