Corrida da AESP reúne profissionais da segurança pública e comunidade

23 de novembro de 2015 - 14:53

Mais de 600 pessoas participaram da quarta Corrida de Pedestrianismo da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), na manhã deste domingo (22). O evento, que já faz parte do calendário de atividades desenvolvidas pela instituição de ensino, responsável pela formação e capacitação dos servidores do sistema de segurança pública do Estado, reuniu atletas amadores e profissionais em uma manhã de esporte e lazer para fortalecer as ações do programa Ceará Pacífico.

A largada aconteceu às 7h, com saída da AESP (Av. Presidente Costa e Silva), percorrendo as avenidas Godofredo Maciel, Benjamin Brasil e Expedicionários, finalizando no mesmo ponto de partida. Ao retornarem para a Academia, os participantes puderam repor as energias com água, frutas e barras de cereais. Além de desfrutar livremente das áreas de esporte e lazer da AESP, em atividades de alongamento, futebol e banho de piscina.

A analista de compras Edna Mesquita foi a primeira atleta a completar o percurso de 7 km. Ela conta que já participa de corridas há três anos e que começou a praticar o esporte para ter um estilo de vida mais saudável. Edna declarou que não conhecia a Academia antes e que tinha ficado muito satisfeita. “É a primeira vez que eu participo da corrida da AESP e achei ótimo. A equipe bem integrada, um percurso bom e o ambiente muito agradável”, pontua.

Um grupo de paratletas foi o destaque desta edição. Entre eles, estava o Paratriatleta profissional Cláudio Amora e a cadeirante Tereza Neuma, ela que esteve à frente da corrida durante todo o percurso, acompanhada da turma de natação do Centro de Profissionalização para Pessoas com Deficiência (CEPID) do Governo do Estado.

O diretor da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra, destacou a integração dos agentes da segurança pública com a sociedade na atividade esportiva. “A academia foi criada para qualificar, capacitar e formar, os agentes da segurança pública, mas também tem a finalidade de integrar. Aqui, nós temos reunidos hoje, policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, peritos forenses, servidores da secretaria (SSPDS), familiares, amigos e esportistas”. E ressaltou a importância do evento. “Realizar esse evento hoje, nesse domingo lindo de sol, foi muito importante para integrar todos aqueles que defendem a segurança pública do Ceará e apoiam esse grande projeto do Governo do Estado que é o Ceará Pacífico”, enfatizou.

O evento contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE); da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC); do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (SAMU).