Alunos do curso de formação de soldados realizam prática de tiro defensivo

19 de novembro de 2015 - 08:56

 
 
Até sexta-feira (20), um grupo de 306 candidatos aprovados no último concurso para ingresso na Polícia Militar do Ceará participa de treinamento de tiro policial defensivo no clube de tiro Sniper, localizado no Eusébio. A capacitação faz parte do Curso de Formação Profissional oferecido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e visa dotar o novo policial militar de técnicas e táticas defensivas para o uso adequado da arma de fogo.

Segundo o instrutor de tiro da AESP, Capitão PM Claudomiro Souza, a utilização da arma de fogo deve ser o último recurso adotado pelo policial militar em ocorrências, ele explica que todo o treinamento é baseado na preservação da vida e nos princípios do uso progressivo da força. “Durante essa disciplina prática sempre alertamos aos alunos que usar a arma de fogo tem que ser a última hipótese, quando todas as outras formas de uso da força tiverem se esgotado”.  Ele aponta a evolução gradual obtida pelos alunos durante a instrução prática. “Os futuros soldados estão obtendo um desempenho muito bom no que diz respeito aos disparos duplos (double tap), levando em consideração que muitos deles são iniciantes e nunca pegaram em uma arma de fogo antes, o desempenho está bem satisfatório”, afirma. 

Durante 60 horas de aulas práticas, os futuros soldados aprendem os princípios do tiro defensivo, as regras de segurança, conduta no estande de tiro, solução de panes, montagem, desmontagem e manejo de armamento, treinamento em pista fria e o tiro propriamente dito em alvos. Ao final do treinamento todos os alunos serão submetidos à prova prática, onde serão avaliados pela sua destreza e agilidade no manuseio da arma de fogo.

Para a aluna Regiane Souza Freitas do grupo 6, aliar o conhecimento teórico da sala de aula com a instrução prática, proporcionou uma melhor performance durante a bateria de tiro. “Já chegamos aqui com uma bagagem teórica boa, e esse foi um grande diferencial para o nosso desenvolvimento durante os exercícios de tiro. Eu, por exemplo, nunca havia tido contato com arma de fogo, inicialmente senti uma certa dificuldade, mas após o segundo dia fui adquirindo familiaridade com a arma, munições e mira”.  Ela ressalta a importância da dinâmica adotada pelos instrutores na evolução dos exercícios. “Eles nos transmitem segurança na questão do manejo e nos tranquiliza no momento do disparo, proporcionado assim, uma excelente evolução e aperfeiçoamento no tiro”, pontua.